O britânico Ross Edgley terminou, no domingo de manhã, a mais longa jornada de natação da história: 3200 quilómetros à volta do Reino Unido. O nadador cumpriu a prova da Great British Swim, apoiada pela Red Bull, com partida da costa de Kent e com chegada a Margate.

Ross Edgley, de 33 anos, foi o primeiro nadador a dar a volta inteira a Inglaterra. Para o fazer, passou 157 dias no mar, nadando em média 12 horas por dia para conseguir concluir uma distância equivalente à de Londres a Moscovo.

Ao chegar a Margate, cumprindo assim um dos maiores desafios da sua carreira, esperavam-no mais de 300 nadadores para festejarem o momento com ele. Ao mesmo tempo que se ria, “estranho” foi a palavra que Edgley usou para descrever o seu feito, não se contendo em contar o quão incrível foi a experiência e em expressar a sua felicidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O atleta tinha saído da costa de Kent no passado dia 1 de junho, tendo permanecido sempre dentro de água, alternando entre a natação e o descanso num barco de apoio que o acompanhou.

Contudo, nem tudo correu bem: durante a travessia, sofreu 37 picadas de medusas, pensou que tivesse rasgado o ombro e feito uma ferida na testa que nem 3 quilos de vaselina pareceram conseguir curar, afirmou Edgley ao jornal The Guardian. Admitiu ainda que nos últimos quilómetros foi acompanhado por 300 nadadores antes de se reunir novamente com a família e os amigos. “Fiquei engasgado e tive de pôr os óculos de natação porque estava a começar a chorar. Foi incrível”, conta.

Antes desta aventura, Ross já tinha completado uma maratona a rebocar um Mini e cortou a meta de um triatlo no qual carregou em permanência um tronco de 45 quilos, o que só por si podia antever uma futura aventura desta dimensão.