O candidato pro-Trump Dennis Hof ganhou esta terça-feira uma eleição para uma assembleia distrital no 36.º distrito do estado do Nevada, no âmbito das eleições intercalares dos Estados Unidos. Tudo seria normal, se o candidato republicano não tivesse morrido há cerca de um mês.

Dennis Hof era um conhecido dono de bordéis no estado de Nevada, entre eles o “Rancho das Coelhinhas”, onde a prostituição é legal, e era candidato a um cargo local nesse estado. Foi encontrado morto a 16 de outubro na sua propriedade de Crystal, mas ainda não se conhecem bem as circunstâncias da morte, existindo, por isso, existe uma investigação em curso, a informação foi confirmada pelo seu diretor da campanha, Chuck Muth e pelo jornal norte-americano NBC. 

O candidato falecido, de 72 anos, tinha o apoio da comunidade evangélica no 36.º distrito do Nevada e derrotou a democrata e professora Lesia (68,3% vs. 32%). As autoridades locais disseram que vão apontar um substituto do mesmo partido para o cargo. A campanha de Romanov ainda não comentou a derrota, noticia o New York Post.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O facto de ter morrido pouco antes das eleições fez com que não fosse possível a mudança nos boletins de voto. Ainda assim, foram colocados avisos nos locais onde os eleitores iam votar.  Apesar deste insólito, o partido que o representa continuou a fazer campanha e a apelar ao voto, o que interessava é que o lugar não fosse ocupado por nenhum democrata, revela o jornal The Nevada Independent.

A sua vitória vai levar a um procedimento complexo que envolverá cada Comissão do Condado no Distrito 36. O objetivo é simples: nomear uma pessoa para ocupar o cargo. Os presidentes das comissões reunir-se-ão e irão votar proporcionalmente  à parcela da população do distrito de cada distrito, avança o mesmo jornal.

O diretor da campanha de Dennis, na rede social Twitter, afirma ter previsto a vitória do republicano e, apesar deste não poder festejar, considera que foi uma vitória importante. ”Eu sei que os republicanos no Nevada foram massacrados hoje, mas o meu amigo Dennis Hof esmagou a sua adversária e esmagamos a iniciativa anti-bordel no condado de Lyon com cerca de 80% dos votos”, escreve.

Holf já tinha corrido ao cargo em 2016 pelo partido Libertário, mas perdeu. Este ano, concorreu pelo Partido Republicano e teve o apoio de Roger Stone, associado a Trump, e de Grover Norquist, fundador da oganização ”Americans for Tax Reform”, uma organização que se opõe ao aumentos dos impostos. Há muito que o 36.º distrito de Nevada tem um forte apoio republicano.