Há cerca de 3 anos que Valeriy Panov, um empresário russo, vive refugiado na Alemanha e não sai do país com medo de ser detido e extraditado. O empresário é procurado pela Interpol e tem um visto gold em Portugal, conseguido graças à compra de imóveis, segundo a edição impressa da Sábado.

Valeriy tem um alerta vermelho no sistema da Interpol desde 2015 pelas autoridades russas: a Rússia quer localizá-lo e extraditá-lo porque o considera suspeito da prática de vários crimes financeiros que terão ocorrido naquele país em 2012 e de uma alegada tentativa de contratação de assassinos profissionais para matar um vice-governador da cidade onde nasceu, nos Montes Urais.

Valeriy Panov e a mulher, Galina Panov, compraram dois apartamentos de luxo em Cascais, sendo que um dos investimentos foi de 550 mil euros, e têm vistos de residência em Portugal, o que os fez passar a integrar as estatísticas oficiais do regime de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI). Ao todo, já há registo de 228 casos entre outubro de 2012 e 30 de setembro de 2018. Caso venha a Portugal, o empresário pode ser detido. Agora o Ministério Público alemão pede esclarecimentos à Rússia, opondo-se à extradição, e Valeriy Panov continua sob vigilância dos serviços secretos russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR