A conhecida pick-up da Nissan, Navara entre nós mas Frontier no continente americano, passa a ter uma nova versão vocacionada para missões de resgate em zonas remotas. Apresentada no Salão Automóvel de São Paulo, a Frontier Sentinel está preparada para grandes incursões através de zonas inóspitas e tem uma série de cartas na manga de forma a realizar melhor as suas funções.

Mas antes de nos debruçarmos sobre a capacidade de intervenção da pick-up japonesa, analisemos a sua motorização, pois com a Nissan a anunciar ter equipado a Sentinel com dois packs de baterias do Leaf, que em conjunto têm 82 kWh de capacidade, seria de esperar que esta Navara sul-americana fosse impulsionada por motores eléctricos. Nada disso, uma vez que o motor escolhido continuou a ser o turbodiesel 2.3, com 160 ou 190 cv. As baterias ficam pois destinadas a ajudar nas intervenções de resgate e salvamento, fornecendo a necessária energia eléctrica em locais onde ela não existe.

Além das baterias, a Frontier Sentinel possui um reforçado sistema de iluminação e um snorkel para o motor não aspirar água quando atravessa cursos de água. Dispõe ainda de uma zona de carga, onde já estão as baterias, no topo da qual existe uma plataforma para que um drone possa aterrar, sendo que este tipo de aparelhos voadores são hoje peças fundamentais para encontrar pessoas em dificuldades em zonas de difícil acesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR