Após os bons resultados no 3º trimestre de 2018, quando anunciou uma produção recorde e finalmente lucros de forma estrutural, a Tesla viu a procura pelas suas acções crescer, o que elevou o seu valor de mercado para 59 mil milhões de dólares, cerca de 52 mil milhões de euros. Enquanto isto, a BMW anunciou uma quebra nos lucros de 8,7% no 3º trimestre do ano, performance que desagradou aos accionistas e levou à queda do valor das acções, posicionando o valor do construtor em bolsa em 49 mil milhões de euros. Ou seja, quase 3 mil milhões de euros abaixo da Tesla.

Não deixa de ser estranha esta ‘vantagem’ do construtor americano de veículos eléctricos sobre o seu rival alemão que, acima de tudo, reflecte a confiança dos investidores. Isto porque se a BMW fabrica cerca de 2 milhões de veículos por ano, a Tesla entrou agora num ritmo próximo das 360.000 unidades/ano, apesar de a média continuar a subir mensalmente, à medida que a produção do Model 3 aumenta.

A marca alemã está em plena substituição do Série 3, um dos seus modelos mais importantes, o que explica parte dos problemas, sendo que as chamadas às oficinas em que se viu envolvida tão pouco ajudaram aos resultados da empresa. Mas o que definitivamente cortou as margens de lucro foi o forte investimento que a BMW está a realizar na mobilidade eléctrica, em veículos e em baterias, embora continue a contar apenas com um único modelo 100% eléctrico, o i3.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR