O administrador executivo do Santander Totta, Pedro Castro Almeida, vai passar a presidente executivo do banco, substituindo o atual CEO, António Vieira Monteiro, que sai ao fim de dois mandatos. A informação foi avançada pelo Jornal Económico e pelo Jornal de Negócios, e entretanto confirmada pelo Observador. Vieira Monteiro passará a ocupar o cargo de presidente do conselho de administração (chairman).

Vieira Monteiro exercia o cargo de CEO do Santander Totta desde 2012, quando substituiu Nuno Amado, que foi para o Banco Comercial Português. O mandato da atual administração termina no final do ano.

Pedro Castro Almeida, de 51 anos, está no banco desde 1993 (então ainda Banco Totta e Açores) e faz parte da administração do Santander Totta desde 2007, atualmente com o pelouro das empresas. Foi presidente do Santander Seguros de 2005 a 2012. Estudou no ISEG, em Lisboa, no INSEAD, na Harvard Business School e em Stanford.

De acordo com a Lusa, os acionistas do Santander Totta vão reunir-se no dia 13 de dezembro, em Lisboa, para eleger os órgãos sociais para o triénio 2019/2021. Nos termos da convocatória para a assembleia-geral do Santander Totta SGPS, pelas 12h00 do dia 13 de dezembro, em Lisboa, os acionistas serão ainda chamados a deliberar sobre a eleição do revisor oficial de contas e da comissão de vencimentos para o triénio de 2019/2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma hora antes, pelas 11h00, decorre a assembleia-geral de acionistas do Banco Santander Totta, SA, que, além dos mesmos pontos previstos na convocatória para a SGPS, irão deliberar sobre a “alteração do regulamento aprovado pela assembleia geral do Banco Totta & Açores no dia 30 de outubro de 1989”.

As alterações estão dependentes ainda de confirmação por parte da supervisão. Nesse sentido, o Banco Central Europeu (BCE) terá de confirmar os nomes.

O Santander Totta espera concluir as alterações na sua estrutura até ao início do próximo ano.