Aproveitando a movimentação em torno da Web Summit, a Mercedes trouxe o seu primeiro SUV eléctrico da nova geração a Lisboa, o EQC 400, para expô-lo num dos mais emblemáticos locais de animação nocturna da capital, o Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré.

Em simultâneo, a marca alemã anunciou o reforço do seu investimento na mobilidade eléctrica, especificamente na abertura de uma segunda unidade industrial destinada à produção de packs de baterias. Esta fábrica localiza-se em Kamenz, na Alemanha, cidade onde a Mercedes tinha já uma outra fábrica, na qual passarão a trabalhar 1.000 empregados até ao final deste ano.

Nenhuma das unidades produz as células, apenas as juntam para dar corpo a um pack pronto a instalar num veículo, sendo que a mais antiga dedica-se aos actuais modelos da Mercedes e da Smart, dos eléctricos aos híbridos e aos híbridos plug-in. As instalações onde a Daimler investiu 500 milhões de euros vão especializar-se nos packs necessários ao EQC, prevendo-se que a fabricação se inicie após a Primavera de 2019.

As baterias são depois enviadas para Bremen, onde está a fábrica que produz o EQC, entre outros veículos a gasolina e diesel. É aí que o SUV eléctrico começará a ser montado a partir de meados do 2019, uma vez que as unidades presentes em Lisboa são ainda protótipos.

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O EQC anuncia montar dois motores eléctricos, para garantir tracção integral, fornecendo um total de 402 cv e uma força de 765 Nm. A velocidade está limitada a 180 km/h, com o modelo a atingir 100 km/h em 5,1 segundos, sendo capaz de recarregar as baterias (de 10% a 80%) em 40 minutos.

Já em relação à autonomia, a Mercedes reivindica 450 km segundo o ciclo NEDC, a norma antiga e mais longe da realidade, o que significará cerca de 330 km em WLTP, pouco para um modelo deste tipo equipado com acumuladores com 80 kWh e igualmente abaixo dos concorrentes com capacidade similar. Aliás, a própria Mercedes anuncia no seu Instagram um consumo na ordem dos 22,2 kWh/100 km, sem especificar se é de acordo com a norma NEDC, o que é um valor relativamente elevado, mais uma vez face aos principais adversários.

Segundo o método americano EPA, o EQC 400 tem como autonomia prevista 230 milhas, contra 235 milhas do Jaguar I-Pace, 250 milhas do Audi e-tron e 260 milhas do Tesla Model X P100.