Ponta Delgada

Festival Termómetro arranca em Ponta Delgada e segue depois para mais oito cidades

O Festival Termómetro, no qual desde 1994 competem novas bandas e artistas, começa a 24.ª edição, no sábado, com a primeira eliminatória a decorrer em Ponta Delgada, nos Açores.

EDUARDO COSTA/LUSA

O Festival Termómetro, no qual desde 1994 competem novas bandas e artistas, começa a 24.ª edição, no sábado, com a primeira eliminatória a decorrer em Ponta Delgada, nos Açores, passando depois por mais oito cidades portuguesas.

Este ano, haverá nove eliminatórias, noutras tantas cidades portuguesas, nas quais irão competir 27 artistas no total, de acordo com informação divulgada pela organização.

A competição chega este ano pela primeira vez aos arquipélagos portugueses. Na primeira eliminatória, no sábado, no Coliseu Micaelense, competem Bluish, The FAQs e Burgueses.

O Termómetro segue depois para o Porto, a 16 de novembro, para a Casa da Música, com Couples, Pedro Camões e MEERA, para Cascais, a 23 de novembro, no Criarte by Cascais Jovem, com MaZéi, Andrage e Metamorfose, Viseu, para 24 de novembro, na Aula Magna do Instituto Politécnico, com Palmers, Cosmic Mass e Kings of the Beach, e para Lisboa, a 29 de novembro, para o Teatro Ibérico, com Haka, CATE e Gator, the Alligator.

As restantes eliminatórias acontecem já em dezembro, a 07, em Aveiro, no Teatro Aveirense com Músculo, Homem ao Mar e Germano, a 08, no Funchal, no Teatro Baltazar Dias, com Meses Sóbrio, Hércules e Beni Mizrahi, a 14, em Évora, no Teatro Garcia Resende, com Niki Moss, The Gondors e Veecious V, e, a 21, em Faro, no Teatro das Figuras, com MARO, Jaguar Jaguar e RUSSA.

Este ano foi reaberta a participação a bandas de toda a Europa e, aos 22 artistas portugueses, juntam-se duas bandas espanholas, uma belga, uma alemã e uma britânica.

O vencedor da 24.ª edição, que será conhecido a 12 de janeiro no Cinema São Jorge, em Lisboa, “irá receber um prémio que lhe dará a possibilidade de tocar nos Festivais NOS Alive, BONS SONS e Iberian Festival Awards, gravar um videoclip e 20 horas de estúdio para gravação”.

Na 23.ª edição, os vencedores foram os quartoquarto. A banda de Lisboa é composta por João Vidigueira na voz, Luís Lucena nas programações, guitarra elétrica e baixo, João Abelaira nos teclados e ‘synths’ e Diogo Sousa na bateria e ‘sampler’.

Desde 1994 participaram no Festival Termómetro mais de 500 bandas e artistas, entre os quais Ornatos Violeta, B Fachada, Capicua, Dj Ride, Mazgani, Ana Bacalhau, David Fonseca, Noiserv, Richie Campbell, Salto e Tatanka.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)