Cinema

Os cinemas tiveram mais espectadores em outubro mas 2018 é de perda

Em outubro, as salas de cinema registaram 1,3 milhões de espectadores, o que significa um aumento de 45% comparando com o mês homólogo, mas a subida não compensa a perda de audiências deste ano.

JOSE COELHO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Em outubro, as salas de cinema registaram 1,3 milhões de espectadores, o que significa um aumento de 45% comparando com o mês homólogo, mas essa subida ainda não compensa a perda de audiências registada este ano.

Segundo dados estatísticos mensais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em outubro, a rede de exibição comercial de cinema teve 1,3 milhões de espectadores, quando no mesmo mês de 2017 tinham sido 899 mil espectadores.

Para este aumento contribuiu a Festa do Cinema, que decorreu em outubro, com três dias de preços de bilhetes reduzidos em todas as salas.

Em termos de receita bruta de bilheteira, o aumento em outubro foi de 1,5 milhões de euros, comparando com outubro de 2017, subindo 31% de 4,8 milhões de euros para 6,3 milhões de euros.

Avaliando o panorama da exibição comercial de 2018, o ICA constata que, entre janeiro e outubro, houve 11,8 milhões de espectadores a irem ao cinema, ou seja, menos 8,3% comparando com o mesmo período de 2017.

Em receitas de bilheteira, a quebra é de 6,1%, descendo de 67 milhões de euros para 62,9 milhões de euros. Segundo o ICA, até outubro estrearam-se comercialmente 30 longas-metragens de produção portuguesa.

“Bad investigate”, de Luís Ismael, continua na liderança dos filmes portugueses mais vistos este ano, com 45 mil e 422 espectadores. Em segundo lugar figura “Pedro e Inês”, de António Ferreira, estreado a 18 de outubro, e que soma 36 mil e 735 espectadores.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

As aventuras da coerência /premium

Paulo Tunhas

Até certa altura pensei que a chamada “esquerda” era depositária da tradição de liberdade e garantia da democracia. Mas uma observação das suas reacções políticas mostra algo diferente e inquietante.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)