Primeira Liga NOS

Sporting de Braga quer vencer no Dragão o “melhor FC Porto da época”

O treinador Abel Ferreira disse que o Sporting de Braga nada tem a provar e vai ao Dragão para vencer o "melhor FC Porto da época", no jogo que opõe os líderes da I Liga de futebol.

HUGO DELGADO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O treinador Abel Ferreira disse esta sexta-feira que o Sporting de Braga nada tem a provar e vai ao Dragão para vencer o “melhor FC Porto da época”, no jogo que opõe os líderes da I Liga de futebol.

“Muito honestamente, não temos nada a provar a ninguém. O grande desafio a que nos propusemos este ano foi ser melhores que na época passada. Isso passa por desafiar os melhores, e o FC Porto é, hoje, um dos melhores”, afirmou o treinador, na antevisão do confronto da 10.ª jornada, agendado para sábado.

Entre os elogios à equipa orientada por Sérgio Conceição, Abel Ferreira considerou que o Braga vai defrontar “o melhor FC Porto da época”, lembrando que é o atual campeão e que está em primeiro lugar no campeonato e no seu grupo na Liga dos Campeões.

“Do outro lado está um adversário supermotivado, que tem uma forma de entrar no jogo muito agressiva, no bom sentido”, disse.

A única vitória dos ‘arsenalistas’ no Estádio do Dragão aconteceu em janeiro de 2005 (3-1), era Abel Ferreira jogador do Sporting de Braga — no campeonato, venceu em outras duas visitas aos ‘azuis e brancos’, uma nas Antas, em 1959/60, e outra no Campo da Constituição, em 1948/49.

“Fico contente que vocês [jornalistas] acreditem que podemos ir vencer o FC Porto, porque nós também acreditamos, mas, mais do que isso, é preciso passar à ação”, disse.

Abel Ferreira reforçou ainda a ideia de que o Sporting de Braga vai ao Dragão não para conquistar um ponto, mas para ganhar três.

“Não sou treinador de I Liga há muito tempo, mas acho que já ficou bem vincada a nossa forma de jogar e a nossa identidade. Quero que eles tenham a coragem e a audácia de desafiarem o adversário na sua casa”, disse.

O treinador portista considerou que o Sporting de Braga é um candidato ao título, mas Abel Ferreira assume apenas o objetivo traçado de ficar entre os quatro primeiros lugares.

“Não adianta falar do que todos falam todos os dias, é muito fácil criar expectativas. Em maio, o objetivo é ficar entre os quatro primeiros lugares, pode ser o primeiro, o quarto, segundo ou terceiro. Vamos lutar e ver até onde somos capazes de nos desafiar”, disse.

O técnico comentou ainda o facto de o selecionador português, Fernando Santos, não ter chamado novamente nenhum jogador do Sporting de Braga para o duplo compromisso de Portugal da Liga das Nações, com a Itália e Polónia (17 e 20 de novembro).

“O Braga não tem nenhum jogador internacional, vamos ter de trabalhar mais e melhor, ser persistentes, insistentes e resilientes. Coletiva e individualmente, só há um caminho: olhar para a frente. Se tivermos que andar um ano inteiro a partir pedra, vamos fazê-lo, porque quem trabalha e é honesto acaba por ser recompensado”, deixou.

Sporting de Braga, segundo classificado, e FC Porto, líder do campeonato, ambos com 21 pontos, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio do Dragão, no Porto.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)