Nas últimas semanas têm surgido algumas notícias d castigos que as empresas chinesas infligem aos seus funcionários quando não cumprem os seus objetivos profissionais. Em outubro o El Español dava conta de uma delas, que obrigava os empregados a correrem na rua em cuecas quando não atingiam os níveis de vendas estabelecidos. Agora o mesmo jornal dá conta de um vídeo que se tornou viral e que mostra outros castigos, como obrigar os funcionários a beber copos de urina ou a comer insetos.

As imagens foram publicadas inicialmente na rede social Weibo. Vêem-se dois funcionários a tapar o nariz enquanto bebem um copo de um líquido amarelo, que se assemelha à urina, e a serem castigados à vergastada — embora não se perceba bem qual o objeto usado e se perceba que não provoca dor.

https://www.youtube.com/watch?v=xvF2GziJvwc

Além destes castigos, há relatos de que estes trabalhadores são também obrigados a comer baratas. Um dos funcionários referiu que ao início a empresa trabalhava normalmente, mas que depois contratou especialistas em motivação que começaram a dar palestras e a fazer recomendações.

Depois de o vídeo se ter tornado viral, a polícia abriu uma investigação e confirmou a detenção de três responsáveis da empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR