Na conferência de imprensa de lançamento do jogo do Sporting contra o Desportivo de Chaves, a última de Tiago Fernandes como treinador principal dos leões, o técnico interino que sucedeu a José Peseiro deixou elogios à equipa transmontana e ao seu treinador, Daniel Ramos. O técnico português falou ainda de Miguel Luís — jovem da formação do Sporting que foi pela primeira vez titular na partida da passada quinta-feira contra o Arsenal –, do regressado Raphinha, do apoio que tem sentido dos adeptos e da qualidade do plantel leonino.

Chaves “já empatou com Porto e Benfica”

Confessando-se um admirador do trabalho do treinador Daniel Ramos à frente do Desportivo de Chaves, Tiago Fernandes alertou para a importância da partida: “É um jogo bastante importante. Temos de estar focados para não cometer erros e não dar azo a surpresas. O Chaves é uma equipa muito bem orientada por um treinador que tem feito um trajeto ascendente. As suas ideias são difíceis de contrariar e tem uma capacidade de preparar os jogos acima da média.”

Para reforçar o respeito pelo adversário, o técnico que será substituído pelo holandês Marcel Keizer já na segunda-feira lembrou os empates que o Desportivo de Chaves já alcançou perante Benfica e FC Porto no passado: “Daniel Ramos fez um excelente trabalho no ano passado com o Marítimo e este ano o Chaves já empatou com o Benfica e com o FC Porto. Por tudo isso, temos de estar preparados de forma a dar mais uma alegria aos nossos adeptos”, rematou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este jogo assume uma particular importância, uma vez que FC Porto e Sporting de Braga, líderes do campeonato com mais dois pontos do que o Sporting, se defrontam já este sábado. Apesar deste facto, o treinador do Sporting prefere focar-se na sua partida, até porque só fazendo o seu trabalho o clube poderá beneficiar de perdas de pontos dos adversários.

Sinceramente não estamos muito preocupados com esse jogo. Estamos mais preocupados com o Chaves e com o que temos de fazer. Independentemente do resultado que exista na partida, ninguém vem correr nem jogar por nós, temos de ser nós a encarar o desafio e não contar com nada antes do jogo”, referiu Tiago Fernandes

Para o jogo com o Desportivo da Chaves, Tiago Fernandes convocou 21 jogadores, numa lista onde se destacam as presenças do estreante Viviano (guarda-redes contratado este verão), do ganês Lumor, do croata Josip Misic, do holandês Luc Castaignos e do português Carlos Mané e as ausências dos brasileiros Jefferson e Wendel. Eis a lista de convocados na totalidade (dos 21, três terão de ficar na bancada):

Guarda-redes: Renan, Salin e Viviano;

Defesas: Bruno Gaspar, Sebastián Coates, Jeremy Mathieu, André Pinto, Marcos Acuña, Lumor

Médios: Nemanja Gudelj, Radosav Petrovic, Josip Misic, Miguel Luís, Bruno Fernandes

Avançados: Nani, Diaby, Jovane Cabral, Carlos Mané, Bas Dost, Fredy Montero, Luc Castaignos

Os cadernos de Mourinho, os 300 euros/mês, as tardes com Jesus. Quem é Tiago Fernandes, técnico interino do Sporting?

Miguel Luís, o regressado Raphinha e os adeptos

Sobre o médio de 19 anos do Sporting Miguel Luís, que Tiago Fernandes treinou nos júniores dos leões e em quem apostou para titular no último jogo contra o Arsenal, Tiago Fernandes alertou que o jovem jogador “tem muito para aprender”. “Trabalhamos juntos há quatro anos os dois. É mais um que faz parte do grupo, tem muito que aprender junto do plantel. A posição dele não foi mais avançada do que é habitual, foi a que tem jogado sempre e onde acho que é mais forte. Pode jogar duas ou três posições, consoante o treinador e o sistema da equipa, mas penso que a posição de número 8 é onde pode dar mais rendimento à equipa.”

Já o extremo Raphinha, recuperado de lesão, “ainda não está preparado para jogar, não sei se os noventa minutos ou apenas um”, alertou Tiago Fernandes.

O treinador do Sporting afirmou ainda não ter a sua “situação definida”, mas referiu estar “grato ao Sporting” e disponível “para ajudar” no que lhe for pedido. Tiago Fernandes abordou ainda o gesto que teve em Londres, no estádio do Arsenal, ao aproximar-se dos adeptos do Sporting mostrando a camisola do argentino Rodrigo Battaglia, que se tinha lesionado com gravidade na partida anterior dos Açores. “Mostrei a camisola do Bata [Battaglia], que como sabem teve um infortúnio, e os adeptos responderam de forma calorosa. Se não conseguimos vencer, que era o primeiro objetivo, conseguimos somar um ponto frente a uma equipa que, na minha opinião, é a mais forte da Liga Europa. Tenho sentido sempre um grande apoio da parte dos adeptos», começou por destacar, citado pelo Maisfutebol.

Depois de terem calado praticamente os adeptos ingleses num estádio enorme, depois de continuarem a puxar pelos jogadores no final do jogo, fiquei satisfeito pelos jogadores. A minha forma efusiva foi porque os adeptos apoiaram os jogadores desde que chegámos a Londres, durante todo o jogo, até irmos embora, acrescentou ainda.

“O Sporting tem uma equipa que pode lutar pelo título”

Com a reabertura do mercado de transferências cada vez mais perto, Tiago Fernandes foi questionado sobre a necessidade de reforçar a equipa. O treinador preferiu elogiar os jogadores com quem trabalha, classificando o seu plantel de “rico em potencial e em talento” e “com uma boa margem de progressão”.

Sabemos desde o primeiro diz que o Sporting tem uma equipa que pode lutar pelo título. Temos adversários que nos vão dificultando a nossa tarefa, mas a equipa tem desenvolvido as suas competências. O que posso dizer é que esta equipa tem margem de progressão, referiu ainda o treinador.

O Sporting, terceiro classificado com 19 pontos, recebe este domingo, às 20h, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Desportivo de Chaves, penúltimo colocado com sete pontos, para a 10.ª jornada da I Liga.