Os SUV estão a atingir potências que fazem inveja a muitos desportivos, com capacidades de aceleração a condizer. Com o objectivo de avaliar qual o mais rápido em aceleração, de 0 a 402 metros (1/4 de milha), a CarWow juntou os quatro modelos mais possantes do mercado.

E para tentar anular o factor peso, depois de determinar o mais rápido a atingir o ¼ de milha com arranque parado, repetiu-se a medição, mas agora com partida rolante, o que dá mais hipóteses de sucesso aos modelos mais pesados.

Em contenda estavam três modelos a gasolina, todos eles com motor V8 sobrealimentados, que além de disputar o título do mais rápido entre si, teriam ainda que medir forças com o único eléctrico do lote, o Tesla Model X P100D, com 612 cv. Mas o SUV americano estava longe de ser o mais possante dos quatro, pois este estatuto pertencia por mérito próprio ao impressionante Lamborghini Urus, com 650 cv.

Contudo, o aspirante à vitória tinha de bater o novo Mercedes Classe G 63 AMG, com 585 cv, e o mais leve e ágil Range Rover Sport SVR, que extrai 575 cv do único dos três motores a combustível fóssil que prefere um compressor volumétrico aos turbocompressores, em busca de uma melhor resposta ao acelerador.

Para tentar saber quem, entre os quatro SUV, tinha a maior probabilidade de se sagrar vencedor, é bom ter presente qual o mais pesado, o mais veloz e até o mais rápido a acelerar, pelo menos a partir dos dados avançados pelos fabricantes – que pode consultar na fotogaleria. E já que estávamos em maré de análise, é igualmente conveniente considerar a força fornecida por cada mecânica pois, especialmente no arranque parado, mais binário a um regime mais baixo dá sempre alguma vantagem.

Como o objectivo é manter o suspense até ao final, não lhe vamos dizer quem venceu as duas provas de arranque, pelo que o melhor é mesmo ver o vídeo e descobrir qual o mais rápido dos melhores “super” SUV do mercado.