A inflação continua a descer em Moçambique, de acordo com o boletim sobre o Índice de Preços ao Consumidor, relativo a outubro, publicado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano.

A inflação média a 12 meses encontra-se agora em 4,31%, uma descida de 0,28 pontos percentuais relativamente a 4,59% em setembro.

A inflação homóloga em outubro foi de 4,75%, quando em setembro tinha sido de 4,89% – ou seja, uma descida de 0,14 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o INE, a inflação mensal foi residual, de apenas 0,07% e a cair desde agosto, com a inflação acumulada desde janeiro a situar-se em 2,87%.

A inflação mensal, em 2018, foi sempre inferior a 1% e chegou a ser negativa em junho e julho.

Segundo o boletim do Índice de Preços ao Consumidor, os produtos ligados à alimentação e bebidas não alcoólicas ditou a tendência geral de preços em outubro, ao contribuir com cerca de 0,06 pontos percentuais para a inflação mensal de 0,07%.

Os valores são calculados a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR