Oito barras marítimas de Portugal continental estão fechadas esta segunda-feira à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Douro, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação por causa da agitação marítima.

A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de calado inferior a 12 metros e a de Aveiro a embarcações de com menos de 15 metros.

A Marinha indica também que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira na Costa Ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e para a Costa Sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao final da tarde, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante norte, soprando por vezes moderado no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal e descida acentuada da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima na região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 4 graus Celsius (Bragança, Vila Real e Guarda) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 18 graus (em Faro).