Václav Laurin e Václav Klement fundaram a Laurin & Klement em 1895, que mais tarde se transformaria em Skoda, mas foi necessário esperar alguns anos até que os dois produzissem o seu primeiro automóvel. Primeiro, foram as bicicletas, como era habitual no final do século XIX. Depois, os motociclos. E só por fim, em 1905, saiu o primeiro veículo com quatro rodas das suas instalações.

Os modelos sucederam-se, uns maiores, mais luxuosos e dispendiosos, enquanto outros, mais pequenos e simples, favoreciam as carteiras mais acessíveis. Mas um dos veículos mais carismáticos foi o Laurin & Klement BSC, de que apenas foram produzidas 12 unidades, a partir de Junho de 1908. Na prática, tratava-se de uma versão mais desportiva e cabriolet do modelo BS, também ele começado a fabricar em 1908, mas em maior quantidade.

Da dúzia de BSC construídos, apenas um sobreviveu ao passar dos anos e só após um prolongado (e dispendioso) exercício de recuperação, por parte da Skoda, o modelo que os checos consideram ser o mais valioso da sua história voltou a estar em condições de circular. A animá-lo continua a estar o motor original, devidamente revisto, com 1.4 litros de capacidade e 12 cv, muito mais potente pois do que a versão BS, que extraía apenas 10 cv da mesma unidade.

O que propomos é um exercício curioso, que consiste em comparar os automóveis de então com os de agora, representados pelo Skoda Kodiaq, um SUV, ou seja o tipo de veículo que agora a maioria dos condutores parece desejar. Por outro lado, no início do século XX, dava-se preferência a veículos tipo coupé, de dois lugares e idealmente descapotável.

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Apesar de a Skoda ter alta estima pelo BSC com 110 anos, a marca agora pertença do Grupo Volkswagen produziu outros veículos que deleitavam os seus fãs, como o 996 Supersport, de 1950, um fórmula de outros tempos, como que a provar que, no Leste, também se gostava de corridas.