A vantagem do Partido Democrata nas eleições intercalares nos Estados Unidos (incluindo para o Congresso e para os governos estaduais) está a aumentar, à medida que se vão concluindo as contagens e várias recontagens de votos. Apesar de não afetarem o equilíbrio global de forças (Câmara dos Representantes volta a ter maioria Democrata e o Senado mantêm-se Republicano), estes resultados têm impacto local e criam a expetativa de melhores resultados dos Democratas nas eleições de 2020.

A candidata Democrata Kyrsten Sinema ganhou esta terça-feira o lugar no Senado pelo Arizona, tornando-se a primeira mulher naquele posto e terminando com uma hegemonia republicana de 24 anos. A disputa entre Kyrsten Sinema e a candidata Republicana Martha McSally era uma das eleições mais observadas e a diferença de resultados foi tão curta que obrigou a uma contagem lenta dos votos, que apenas terminou segunda-feira à noite (madrugada desta terça-feira em Lisboa).

Uma semana após as eleições intercalares nos EUA, os votos estão também a ser recontados em vários Estados. É o caso da Florida, onde ainda estão em aberto os resultados para as duas câmaras de Congresso. A recontagem de votos ainda decorre e deverá prolongar-se durante mais alguns dias.

À medida que a contagem e as recontagens de votos continua, os Democratas estão a solidificar a vantagem para a Câmara de Representantes. Já os Republicanos vão manter o controlo do Senado, mas por estreita margem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao longo da última semana, passámos de ter ficado aliviados por ganhar a Câmara de Representantes para ficar muito satisfeitos por uma onda genuína, progressiva e inspiradora, de vitórias Democratas”, afirmou Ben Wikler, diretor do grupo MoveOn, associado ao Partido Democrata.

Os bons resultados dos Democratas, para a Câmara de Representantes e para os Governos estaduais, terminam o monopólio Republicano em Washington e dão mais força aos Democratas em Estados considerados fundamentais para as próximas eleições presidenciais, em 2020.

Contudo, os dirigentes Republicanos desvalorizam esta leitura, salientando a vitória para o Senado, bem como a manutenção de alguns bastiões conservadores.

“Graças ao apoio dos movimentos a favor de Donald Trump e à estratégia do nosso partido, conseguimos desafiar a História e conseguir ganhos importantes no Senado”, disse a líder do Comité Nacional do Partido Republicano.

A principal preocupação de Donald Trump é a maioria Democrata na Câmara de Representantes, lugar estratégia das agendas legislativas dos partidos, onde as mais recentes projeções indicam que o Partido Democrata pode ganhar até 40 lugares, quando todos os votos estiverem contados (muito acima dos 23 lugares de que necessitavam para ficar em vantagem na câmara baixa do Congresso).