Economia

Compras tax free crescem 13% em Lisboa durante Web Summit

O turismo de compras 'tax free' na cidade de Lisboa cresceu 13% durante a cimeira de tecnologia Web Summit, entre 5 e 8 de novembro, indicam dados da Global Blue.

JOSE SENA GOULAO/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O turismo de compras tax free na cidade de Lisboa cresceu 13% durante a cimeira de tecnologia Web Summit, que decorreu entre 5 e 8 de novembro em Lisboa, segundo os dados da Global Blue esta quarta-feira divulgados.

“O Turismo de Compras na cidade de Lisboa cresceu 13% durante a Web Summit. No top five [cinco] mantiveram-se os turistas que habitualmente mais compram em Portugal, nomeadamente os angolanos, seguidos dos brasileiros, chineses, russos e americanos, apesar do valor das compras destes últimos ter sido inferior em 53% ao ano anterior.”, disse, em comunicado, a empresa gestora de operações tax free (que permitem o reembolso de impostos).

De acordo com os dados da Global Blue, o maior aumento em compras veio dos turistas chineses de Hong Jong, seguidos dos macaenses e sul coreanos, que na avaliação ocupam a 5.ª, 6.ª e 8.ª posições, respetivamente. “Já no top 20 destacou-se o crescimento assinalável de compras por parte dos turistas israelitas, no 13.º lugar, e que duplicaram as suas compras comparativamente ao período homólogo, ou dos turistas mexicanos, que triplicaram as suas compras (230%)”, lê-se no documento.

Por categoria, o maior aumento foi para a de “relógios e joalharia”, que registou mais 66% do que em igual período do ano anterior, seguida da categoria souvenirs (lembranças), que avançou 41%.

“Estes números são reveladores da importância da Web Summit também num importante segmento da economia nacional, que é o turismo de compras. Vale a pena, por isso, sublinhar a importância de, neste capítulo, os comerciantes poderem planear o futuro das suas empresas, uma vez que a Web Summit ficará em Lisboa durante os próximos dez anos”, disse, no mesmo comunicado, o responsável pela área administrativa (managing director) da Global Blue, Renato Lira Leite.

Entre abril de 2016 e março de 2017, a empresa geriu, a nível mundial, 32 milhões de transações em compras tax free e 21,4 milhões de transações dynamic currency conversion que, em conjunto, totalizaram mais de 20 mil milhões de euros de vendas em lojas.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Portugal e desde essa altura terá gerado um impacto económico de mais de 500 milhões euros. Inicialmente, estava previsto que a cimeira ficasse por apenas três anos, mas em outubro deste ano foi anunciado que o evento continuará a ser realizado em Lisboa por mais 10 anos, ou seja, até 2028, mediante contrapartidas anuais de 11 milhões de euros e a expansão da FIL.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

Inês Domingos

Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas. 

Liberalismo

Por uma alternativa política

Manuel Loureiro

Vivemos contentes com crescimentos poucochinhos, resignados a um aperto económico com que as famílias vivem? Se em 1974 ganhámos a democracia, não estará agora na hora de lutarmos pela liberdade?

Governo

A famiglia não se escolhe? /premium

Alberto Gonçalves

Se ainda não se restringiu o executivo aos parentes consanguíneos ou afins do dr. Costa, eventualidade que defenderia com empenho, a verdade é que se realizaram amplos progressos na área do nepotismo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)