O vestido com que Meghan Markle entrou na igreja, no dia do seu casamento com o príncipe Harry, ficou gravado na memória de todos os que acompanharam o momento, mas o segundo vestido usado pela duquesa de Sussex não ficou atrás. Em Frogmore House, na receção pensada para os convidados, Meghan usou um vestido sem mangas, com meia gola e costas descobertas, desenhado por Stella McCartney a pensar naquela ocasião especial.

Pois bem, pela primeira vez, a designer de moda britânica, filha do ex-Beatle Paul McCartney, lançou a sua primeira coleção de noivas e um dos vestidos é praticamente igual ao do casamento real. A verdade é que Meghan Markle, que se juntou oficialmente à família real britânica em maio deste ano, deixou meio mundo a suspirar por vestidos de noiva com um toque minimalista, um pouco como já tinha acontecido com Kate Middleton em 2011, essa com com uma versão bem mais clássica e dramática da noiva real.

Inspirado no segundo vestido usado por Meghan Markle, no seu casamento com o príncipe Harry, esta criação de Stella McCartney está à venda no Net-a-Porter e custa 3.800 euros © Stella McCartney

“Made with Love” (feito com amor) é uma coleção com 17 peças, umas mais tradicionais do que outras. Entre elas, está um vestido semelhante ao usado por Meghan na receção que se seguiu à cerimónia, no Castelo de Windsor. A simplicidade e o minimalismo é, de facto, o que marca estes vestidos de edição limitada. Destaque para um slip dress de lantejoulas, para um fato composto por calças e blazer e por um vestido longo adornado com uma capa, a fazer lembrar Gwyneth Paltrow vestida por Tom Ford, nos Óscares de 2012. Os modelitos estão à distância de uma marcação na loja, que pode ser feita online. Ainda assim, cinco dos vestidos foram postos à venda na plataforma de moda de luxo Net-a-Porter. Desses, o mais caro é mesmo o inspirado no vestido de Meghan. Custa 3.800 euros.

Também criado por Stella McCartney, eis o visual de Rihanna que inspirou um dos vestidos da primeira coleção de noivas da criadora © Neilson Barnard/Getty Images

A marca fala em “vestidos para a mulher moderna” e numa “nova perspetiva do estilo tradicional, descontraída, confiante e naturalmente sexy”. Meghan não foi a única inspiração da designer. Existe um outro vestido que, segundo a própria marca, é inspirado no visual de Rihanna na edição de 2014 da Met Gala, também esse com a assinatura de Stella McCartney. Agora, é com as noivas. Elas que escolham qual o seu tipo de realeza.