O novo BMW 330e, o híbrido plug-in da Série 3, não deverá chegar ao mercado antes do Verão de 2019, mas promete algumas surpresas e, sobretudo, melhorias face à geração anterior. Começa por oferecer mais bateria, o que lhe assegura maior autonomia em modo eléctrico, para depois disponibilizar uma função boost, que incrementa a potência em 45 cv durante um certo intervalo de tempo, tornando o modelo mais rápido na aceleração e retomas de velocidade.

Com a entrada em funcionamento do Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), o novo sistema europeu para determinação de consumos e, por tabela, de emissões de CO2, todos os veículos passaram a anunciar valores mais elevados (e próximos da realidade), com destaque para os híbridos plug-in (PHEV). E esta última classe de motorizações foi ainda mais penalizada, uma vez que viu igualmente diminuir a autonomia em modo eléctrico que, ao cair para uma fasquia abaixo dos 50 km, os impedia de aceder aos incentivos na Europa e, especialmente, na China. E foi exactamente esta situação que levou – e vai continuar a levar – ao reforço da componente eléctrica dos PHEV, como aconteceu agora com o novo Série 3 da BMW.

Denominado 330e iPerformance, o PHEV alemão mantém o motor 2.0 turbo a gasolina de 184 cv, acoplado à mesma caixa automática com oito velocidades e conversor de binário. Porém, entre eles, surge agora um novo motor eléctrico que, em condições normais, fornece os mesmos 68 cv, o que permite ao 330e continuar a usufruir das benesses de um total de 252 cv. A novidade é que este mesmo motor, durante um máximo de oito segundos (uma função denominada Xtraboost), pode atingir 113 cv, ou seja mais 45 cv do que anteriormente, o que eleva a potência total para 292 cv, garantindo uma capacidade de aceleração superior.

A alimentar o novo motor eléctrico está uma bateria com uma capacidade de 12 kWh, no lugar da antiga com apenas 7,6 kWh, o que permite suportar mais facilmente a função Xtraboost e, sobretudo, assegurar uma autonomia de 60 km em modo eléctrico, durante o qual a velocidade máxima subiu de 120 para 140 km/h.

Com base na regulação europeia, que favorece de forma dificilmente justificável os PHEV, todos eles homologados com consumos (e emissões) anormalmente baixos, o novo 330e anuncia um consumo de 1,7 litros por cada 100 km e 39 g de CO2, menos do que os anteriores 1,9 l/100 km e 44 g de CO2. Nos EUA, onde a norma EPA não beneficia tanto este tipo de solução mecânica, o novo 330e deverá anunciar apenas 30 km em modo eléctrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR