Apenas 24 horas depois de bater Roger Federer, Alexander Zverev venceu o atual número 1 do mundo Novak Djokovic e conquistou o ATP Finals 2018, o torneio que reúne os oito melhores tenistas da atualidade. O alemão de 21 anos bateu o sérvio em apenas dois sets, com os parciais de 6-4 e 6-3, e alcançou aquele é até agora o maior título da carreira.

O número 5 do ranking ATP – que já ganhou três Masters 1000 e chegou aos quartos de final de um Grand Slam – assinou um primeiro set quase perfeito, ao conseguir transformar 88% dos serviços em pontos. Djokovic era o óbvio favorito para a vitória nas ATP Finals, não só pelo nível de ténis que tem apresentado como também pelo facto de ter batido Zverev na primeira fase do torneio, há apenas quatro dias. O sérvio não conseguiu recuperar no segundo set a grande assertividade que o jovem alemão revelou no primeiro e mostrou-se incapaz de mudar o rumo da partida; o jogo completo de Zverev e a forma esclarecida e simples como decidiu enfrentar o número 1 do mundo foram suficientes para a vitória perante as bancadas do O2 Arena, em Londres.

Ao vencer Djokovic na final deste domingo, Zverev impediu o sérvio de fazer história: depois de uma temporada inacreditável, em que regressou à competição depois de uma lesão e conseguiu escalar de 22.º para a liderança da classificação, o tenista poderia ter superado Rafa Nadal quanto ao número de títulos (sérvio e espanhol têm atualmente 32 Masters 1000 no currículo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já após o final da partida, Zverev explicou que teve de “ser agressivo mas também paciente” para conseguir vencer. “Neste momento não consigo descrever nada. É o maior troféu que alguma vez ganhei”. Novak Djokovic desdobrou-se em elogios para com o adversário e garantiu que o alemão será “um dos favoritos em todos os Grand Slams”. “Ainda és muito novo e já tens uma carreira fantástica”, afirmou o sérvio.

Alexander Zverev tornou-se assim o primeiro alemão a vencer o ATP Finals desde que Boris Becker bateu Michael Chang em 1995, o mais novo a ganhar o troféu desde que Djokovic venceu Davydenko em 2008 e integrou ainda o grupo restrito de tenistas – ao lado de Nadal, David Nalbandian e Andy Murray – que venceu Roger Federer e Novak Djokovic na meia-final e na final de um mesmo torneio. O jovem tenista tem agora um registo digno de nota: se Djokovic supera Federer e Nadal no que toca aos confrontos diretos, com Zverev o sérvio está agora em desvantagem com três derrotas e duas vitórias.