O piloto turco Can Öncü (KTM), de 15 anos, tornou-se este domingo o mais novo de sempre a vencer uma corrida de Moto3, ao ganhar o Grande Prémio de Valência, a sua prova de estreia no Mundial de velocidade.

Primeiro turco a vencer no campeonato, Can Öncü triunfou com 15 anos e 115 dias, destronando o britânico Scott Redding, que tinha vencido o GP da Grã-Bretanha em 2008, com 15 anos e 170 dias, ainda nas 125 cc.

O feito ganha ainda mais expressão pelo facto de piloto da Red Bull KTM Ajo ter feito em Valência a sua estreia no Mundial, como convidado (‘wild card’), depois de ter vencido a Red Bull Rookies Cup, um campeonato de iniciação.

O turco supera alguns recordistas de precocidade, como o pentacampeão de MotoGP, o espanhol Marc Márquez, que só conquistou a primeira vitória ao terceiro ano de Mundial, com 17 anos.

Öncü, que largou da quarta posição da grelha, aproveitou a queda do então líder, o espanhol Toni Arbolino (Marinelli) para agarrar o comando, que não mais largou.

O piloto da KTM terminou com o tempo de 43.06,370 minutos, deixando o piloto espanhol e já campeão Jorge Martin (Gresini) a 4,071 segundos. O britânico John McPhee (CIP) fechou os lugares do pódio, a 6,130 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR