O senso comum diz que a melhor forma de levantar um objeto pesado é fazê-lo mantendo as costas direitas e dobrando os joelhos para se agachar, em vez de dobrar as costas para se baixar. Porém, esse conselho poderá não ser o mais acertado cientificamente, de acordo com um estudo recentemente publicado no Journal of Pain e noticiado pelo jornal britânico The Telegraph.

O estudo, conduzido por cientistas da Curtin University, na Austrália, analisou os movimentos de trabalhadores florestais para concluir que não há provas que apoiem a teoria de que levantar objetos pesados com as costas direitas seja positivo para a saúde ou que seja melhor do que dobrar as costas.

Aliás, o estudo indica que os trabalhadores que se baixavam para levantar objetos gastavam menos energia do que aqueles que se agachavam com as costas direitas. Cientificamente, não há “diferença significativa” na carga e na compressão provocada na coluna dorsal entre as duas posições.

Neste sentido, os cientistas que conduziram o estudo pedem a governos e organizações mundiais que alterem as suas recomendações de saúde. “Estudos recentes indicam que há falta de provas reais que apoiem a ideia de que usar uma postura de costas direitas em vez de curvar as costas reduz o risco de dores nas costas”, escrevem os investigadores.

“As conclusões deste estudo podem ter implicações para as orientações ergonómicas e para a informação pública sobre saúde relativamente às posturas”, acrescentam os cientistas.

Para estes investigadores, a postura adequada para levantar um objeto pesado deverá ser escolhida de acordo com o formato da coluna dorsal de cada um, não havendo uma solução universal para o assunto. “Claramente não somos todos iguais, porque é que deveria haver linhas orientadoras a dizer-nos para levantarmos objetos todos da mesma forma?”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR