Os Estados Unidos estão a estudar a hipótese de colocar a Venezuela na lista de países patrocinadores do terrorismo, uma classificação que reduziria ainda mais o apoio económico ao país e permitiria aos Estados Unidos impor ainda mais restrições financeiras a uma economia já em grave crise. Na lista de países que apoiam o terrorismo encontram-se já o Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria.

A decisão ainda não está tomada e pode não ser fácil justificar, mas a questão está em cima da mesa, avança a agência Reuters, que diz que as discussões estão a avançar com muito lobbying do senador republicado Marco Rubio, que há muito pressiona a administração para ter uma postura mais dura com governo de Nicolas Maduro.

No entanto, para tomar esta decisão a administração tem de a conseguir justificar com ligações concretas do governo de Nicolas Maduro a atos e grupos terroristas, algo que aconteceu de forma repetida nos casos do Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria, países ligados a atos de terrorismo a nível internacional.

Em setembro, Marco Rubio e mais dois senadores republicados enviaram mesmo uma missiva escrita ao chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, onde instaram o responsável a colocar a Venezuela neste grupo, acusando o regime de Nicolas Maduro de ter ligações ao grupo terrorista libanês Hezbollah (também apoiado pelo Irão, Síria e Coreia do Norte) e as FARC na Colômbia, mas nessa missiva não constavam quaisquer provas.

Os Estados Unidos têm tomado diversas medidas para apertar o regime venezuelano, como várias sanções económicas, entre elas a exportação de ouro da Venezuela. Nicolas Maduro diz que o seu país é vítima de uma guerra económica liderada pelos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR