A fase de grupos da Liga das Nações terminou esta terça-feira. Portugal empatou com a Polónia em Guimarães e é a única seleção da Liga A a acabar a fase de grupos sem derrotas, os polacos igualaram a Alemanha no que a pontos diz respeito, mas têm vantagem na diferença de golos e roubam o lugar de cabeça de série para o Euro 2020 aos alemães. Os três primeiros classificados do Mundial da Rússia – França, Croácia e Bélgica – não se apuraram para a final four.

Ora, as quatro seleções que vão estar em Guimarães e no Porto de 5 a 9 de junho de 2019 a disputar a primeira Liga das Nações da história ficaram fechadas na segunda-feira, com o golo do holandês Virgil Van Dijk, já depois dos 90: Portugal, Suíça, Inglaterra e Holanda. E se estas quatro seleções vão à final four, outras quatro garantiram a subida à Liga A da Liga das Nações e vão jogar com os “tubarões” na próxima edição da competição. Dinamarca, Bósnia, Ucrânia e Suécia subiram da segunda para a primeira divisão, têm o lugar no playoff de apuramento para o Euro 2020 garantido e ainda podem qualificar-se diretamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em troca por troca, Islândia, Polónia, Alemanha e Croácia caíram para a Liga B. À mesma divisão B subiram Finlândia, Sérvia, Escócia e Noruega – em caso de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020, que vai ser disputado em várias cidades europeias, os noruegueses regressam a uma fase final 20 anos depois (a última vez foi no Euro 2000). Eslováquia, Irlanda, Irlanda do Norte e Turquia desceram à Liga C, para onde subiram Geórgia, Kosovo, Bielorrússia e Macedónia: os bielorrussos e os macedónios nunca participaram numa fase final de uma grande competição de seleções.

E faltam ainda aqueles que caíram para a última de todas as divisões da Liga das Nações e não garantiram, para já, um lugar no playoff de acesso ao Euro 2020: Eslovénia, Estónia, Lituânia e Chipre.

Portugal termina o ano de 2018 com seis vitórias, sete empates, duas derrotas, 22 golos marcados e 17 sofridos. William Carvalho e André Silva são os recordistas de jogos, com presença em 13 partidas, sendo que o médio do Bétis é mesmo o jogador com mais minutos com a camisola da Seleção Nacional em 2018 (1042). Cristiano Ronaldo foi quem mais marcou (seis golos) e Quaresma quem mais assistiu (três assistências).