Os moradores da zona de Wanstead, em Londres, ficaram intrigados ao depararem-se com uma placa colocada num banco de jardim em memória do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, enforcado em 2006 pelos crimes que cometeu contra a humanidade.

A BBC avança que a placa foi descoberta no passado domingo [dia 18 de novembro] por Victoria Richards, uma moradora de Wanstead que passeava no parque. Intrigada, tirou uma fotografia para publicar nas redes sociais.

Nela podia-se ler: “Em memória de Saddam Hussein (1937-2006) — mas não havia referência ao autor, nem se se tratava de uma piada, uma vez que foi afixada num banco de jardim público.

Nas redes sociais as reações à imagem ora são divertidas, pela improbabilidade do acontecimento, ora são de revolta, dada a sensibilidade histórica e política do tema. Trata-se, porém, de um dos líderes políticos mais cruéis do século XX, conhecido pela sua brutalidade e atos megalómanos, que cometeu uma extensa lista de crimes contra a humanidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora a placa já tenha sido removida pelas autoridades locais Ann Holmes, uma residente na mesma área londrina, confessou à BBC que “esta placa causou alguma controvérsia. Até eu pensei em retirá-la do banco, mas felizmente a Câmara removeu-a primeiro!”