Moçambique

PIB de Moçambique cresce 3,2% no terceiro trimestre face a 2017

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento acumulado de 3,2%, depois de um crescimento de 3,3% no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho).

O PIB moçambicano cresceu 3,8% em 2016 e 3,7% em 2017

LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A economia moçambicana cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2018, face ao mesmo período do ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.

O PIB alcançou um valor acumulado de 3,3% entre janeiro e setembro deste ano. “O desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 2018 é atribuído em primeiro lugar ao setor primário que cresceu 6,3%”, anuncia o boletim de Contas Nacionais do terceiro trimestre. O destaque é dado para o ramo da indústria de extração mineira, com um crescimento de com 15,4%.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento acumulado de 3,2%, depois de um crescimento de 3,3% no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho). Com um trimestre pela frente, os números ficam aquém das previsões anuais do executivo para 2018.

O Governo moçambicano tinha previsto no início do ano que a economia deveria crescer 5,3% em 2018, meta que foi revista em baixa pelo Ministério da Economia e Finanças no início de outubro para 4,1%.

O Banco Mundial prevê que a economia de Moçambique cresça 3,3% este ano, enquanto que o Fundo Monetário Internacional aponta para 3,5%. O PIB moçambicano cresceu 3,8% em 2016 e 3,7% em 2017.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)