A economia moçambicana cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2018, face ao mesmo período do ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.

O PIB alcançou um valor acumulado de 3,3% entre janeiro e setembro deste ano. “O desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 2018 é atribuído em primeiro lugar ao setor primário que cresceu 6,3%”, anuncia o boletim de Contas Nacionais do terceiro trimestre. O destaque é dado para o ramo da indústria de extração mineira, com um crescimento de com 15,4%.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento acumulado de 3,2%, depois de um crescimento de 3,3% no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho). Com um trimestre pela frente, os números ficam aquém das previsões anuais do executivo para 2018.

O Governo moçambicano tinha previsto no início do ano que a economia deveria crescer 5,3% em 2018, meta que foi revista em baixa pelo Ministério da Economia e Finanças no início de outubro para 4,1%.

O Banco Mundial prevê que a economia de Moçambique cresça 3,3% este ano, enquanto que o Fundo Monetário Internacional aponta para 3,5%. O PIB moçambicano cresceu 3,8% em 2016 e 3,7% em 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR