Quando na passada segunda-feira o árbitro romeno Ovidiu Hațegan apitou para o final da primeira parte do jogo entre as seleções de futebol da Holanda e Alemanha, para o torneio da Liga das Nações, não sabia que ouviria dentro de minutos uma das piores notícias da sua vida: a da morte da sua mãe. A Alemanha vencia confortavelmente por 2-0 aquando desse apito.

https://twitter.com/TheEuropeanLad/status/1064655393266311168

As dúvidas sobre o que teria acontecido ao árbitro romeno naquele dia surgiram mal soou o apito final, quando jogadores das duas equipas, sobretudo o defesa holandês Virgil van Djik, dirigiram-se ao árbitro para o consolar e abraçar, enquanto este chorava. Foi precisamente van Djkik que revelou, em primeira mão, que Ovidiu Hațegan acabara de saber que a mãe tinha morrido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aquele homem desfez-se e ficou com lágrimas nos olhos porque tinha acabado de perder a mãe. Desejei-lhe sorte e disse-lhe que tinha arbitrado bem. Foi um gesto pequeno, mas espero que o tenha ajudado”, afirmou o defesa do Liverpool aos jornalistas, citado pela BBC.

Só mais recentemente se soube que Ovidiu Hațegan, nascido na cidade de Arad, soube da notícia ao intervalo, quando recolheu aos balneários. Apesar de ter tido a possibilidade de abandonar o estádio de imediato — as leis do jogo preveem que, caso não possa prosseguir, o árbitro principal pode ser substituído pelo quarto árbitro a qualquer momento –, o romeno de 38 anos decidiu prosseguir a partida e arbitrar até ao fim, tentando cumprir a tarefa o melhor possível.

Como o jogo se disputava na cidade alemã Gelsenkirchen, coube à Federação Alemã de futebol ajudar o árbitro a voltar para casa “o mais cedo possível”, para poder tratar das diligências necessárias. No dia seguinte ao jogo, terça-feira, a Federação de Futebol romena confirmou oficialmente o sucedido.

Nas redes sociais, têm-se multiplicado as mensagens de solidariedade com e de homenagem ao árbitro romeno. Há quem lhe elogie “a força e coragem”, há quem envie “condolências e respeito” e há quem diga que o futebol “é mais do que um jogo”. No final, o marcador assinalava um apropriado empate a duas bolas. Não houve vencedores.

https://twitter.com/FutbolBible/status/1064767064114692098

Golo depois dos 90 põe Holanda na final four e deixa França fora da Liga das Nações