Um grupo de cerca de 20 pessoas invadiu pacificamente ao início da tarde o Ministério do Ambiente, em Lisboa, num protesto em solidariedade com as famílias desalojadas do Bairro 6 de Maio. A ação foi organizada pela Associação Habita e pela STOP despejos, com o apoio do Bloco de Esquerda, que transmitiu a “ocupação” em direto no site Esquerda.net. Quase uma dezena de polícias chegaram ao local, mas decidiram não forçar a saída dos manifestantes que estiveram cerca de duas horas no interior das instalações do ministério. Após serem recebidos pela chefe de gabinete da secretária de Estado da Habitação e terem garantias de que será procurada uma solução para as pessoas desalojadas, os manifestantes abandonaram o local.

Ação da Associação Habita e Stop Despejos em frente ao Ministério do Ambiente, em solidariedade com famílias desalojadas do Bairro 6 de Maio. #habitação #despejos

Posted by Esquerda Net on Wednesday, November 21, 2018

Os manifestantes queriam ser recebidos pela secretária de Estado da Habitação, mas Ana Pinho não se encontrava no edifício. Cerca de 40 minutos depois de chegarem ao local, os manifestantes foram recebidos pela chefe de gabinete de Ana Pinho, com quem estiveram reunidos até perto das 17h00, altura em que começaram a desmobilizar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia pediu aos manifestantes que abandonassem o local, mas estes acabaram por sair só após reunirem com a chefe de gabinete do ministério.

4 fotos

Esta foi uma ação surpresa, que não foi previamente comunicada às autoridades. Apesar da polícia ter sido chamada ao local, não houve qualquer confronto nem sequer uma situação tensa. Durante o protesto uma idosa sentiu-se mal e foi para o hospital de ambulância.