A Talkdesk, uma startup portuguesa líder no desenvolvimento de software baseado em inovação para centros de contacto e que oferece soluções de call center, lançou um fundo de inovação de 10 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros) para desenvolver soluções diferentes no serviço ao consumidor.

O fundo, diz a empresa em comunicado divulgado esta quarta-feira, pretende oferecer “os recursos e o feedback dos produtos a empresas inovadoras, permitindo-lhes lançar mais soluções e mais rapidamente”. Como? Inspirando-se na AppConnect, uma funcionalidade com mais de 50 parceiros que permite instalar mais soluções no software da Talkdesk e, assim, disponibilizar mais ferramentas aos operadores dos call centers. Desta forma, diz a empresa, os clientes “tornam-se mais competitivos, pois têm acesso mais imediato às inovações do setor”.

O Fundo de Inovação Talkdesk demonstra o nosso apoio ao setor de contact center como um todo, promovendo os avanços que irão remodelar e modernizar o espaço, e criar soluções preparadas para o futuro dos nossos clientes”, referiu Tiago Paiva, presidente executivo da startup, citado em comunicado.

Este fundo resulta da última ronda de financiamento de 100 milhões de dólares (86 milhões de euros) que a Talkdesk conseguiu captar em outubro, através dos nova-iorquinos Viking Global, tornando-a no terceiro “unicórnio” — empresas avaliadas em mil milhões de euros — de origem portuguesa.

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A Talkdesk vale mil milhões de euros. É o terceiro “unicórnio” com ADN português

O anúncio deste fundo de inovação foi feito durante o evento anual da empresa, em São Francisco, nos Estados Unidos. Atualmente, a Talkdesk emprega 400 pessoas — 250 em Portugal e 150 nos Estados Unidos, onde a empresa, fundada em 2011 por Tiago Paiva e Cristina Fonseca, tem sede. No portefólio de clientes, contam-se 1500 empresas, como a Glintt, a IBM, a Dropbox ou a Pivotal.