O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou esta quinta-feira que os 27 e o Reino Unido acordaram os termos da declaração política da futura parceria entre a União Europeia (UE) e Londres após o ‘Brexit’.

“Acabei de endereçar aos 27 um rascunho da declaração política da futura relação entre a União Europeia e o Reino Unido. O presidente da Comissão Europeia [Jean-Claude Juncker] informou-me que foi alcançado um acordo de princípio a nível político entre os negociadores, que será sujeito ao aval dos líderes”, escreveu Donald Tusk na sua conta na rede social Twitter.

Recorde-se que a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estiveram reunidos em Bruxels esta quarta-feira para finalizar o acordo do Brexit. No final, declararam ter surgido “um progresso muito bom”, mas ainda existe “trabalho a fazer”, indicou o executivo europeu.

“Foi conseguido um progresso muito bom na reunião entre o presidente Juncker e a primeira-ministra Theresa May. O trabalho continua”, disse o porta-voz da Comissão Europeia no final do encontro.

A reunião de cerca de duas horas decorreu em Bruxelas, na Bélgica, a quatro dias da realização de um Conselho Europeu extraordinário para debater o projeto do acordo final para a saída do Reino Unido da União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR