O humorista espanhol Dani Mateo foi chamado a comparecer perante um juiz na próxima segunda-feira. Em causa está um sketch humorístico, que passou no seu programa de televisão El Intermedio, onde o comediante se assoou à bandeira espanhola — o que pode configurar os crimes de ofensa ou ultraje a símbolos de Espanha e de ódio.

A investigação foi aberta pelo juiz de instrução Adolfo Carretero Sánchez, do juízo 47 de Madrid, na sequência de uma denúncia do sindicato Alternativa Sindical de Polícia. Os crimes de que Mateo pode vir a ser acusado têm penas que podem ir de um a quatro anos de prisão ou multa de seis a 12 meses, de acordo com o El Español.

Em causa está um sketch onde Mateo lia o folheto informativo de um medicamento antigripal e acabava por se assoar à bandeira de Espanha. “Perdão, perdão, que fiz eu?”, comentava a certa altura. “Não era minha intenção ofender os espanhóis, nem o Rei e muitos menos os chineses que vendem estes trapos”, declara Mateo depois de se ter assoado.

O episódio provocou polémica de imediato, tendo levado algumas marcas que anunciavam no programa a boicotá-lo. Na sequência desses abandonos, o canal de televisão La Sexta, onde é emitido El Intermedio, acabou por pedir desculpa.

O comediante Dani Mateo também reagiu, numa entrevista à Rádio Catalunya: “Não sei se quero viver num país onde não se pode fazer o tipo de comédia que faço. Se um juiz me disser que não posso fazer humor com a bandeira, talvez me vá embora para a Bélgica como o Valtónyc”, afirmou, referindo-se ao rapper espanhol que fugiu para o país depois de ser condenado por “glorificação do terrorismo” nas suas letras, que se referiam muitas vezes à organização separatista e terrorista basca ETA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR