Todos sabemos que a BMW se dedica à produção de automóveis e de motos, mas o que poucos sabem é que a marca alemã fabrica igualmente um outro tipo de veículo, produzido em pouca quantidade e exclusivamente tendo em vista a participação nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno (JO), que se vão disputar na China, em 2022.

Trata-se de um bobsled, os trenós de competição utilizados pelos atletas olímpicos, com dois ou quatro a bordo, capazes de deslizar numa pista de gelo limitada por taludes, a velocidades que podem atingir 150 km/h e atingir 5G em curva, apesar de pesarem 630 kg com a equipa completa a bordo.

Não é a primeira vez que a BMW de dedica ao bobsled, uma vez que já em 2014, para os JO de Sochi, na Rússia, foi a marca alemã que preparou os trenós para os EUA, através da representação da marca na América do Norte. E com algum sucesso, pois os americanos conquistaram a medalha de prata. No mesmo evento, para a equipa alemã da modalidade, foi igualmente o construtor germânico que concebeu os capacetes e fatos, visando sempre a máxima aerodinâmica.

Agora, a novidade é que a BMW está já a preparar todos os equipamentos para as descidas no gelo que o team alemão vai necessitar para os JO chineses, dentro de quatro anos. Dos bobsled aos luge, passando pelos skeleton, os três tipos de trenós utilizados nos JO, todos eles vão ser construídos pela BMW, utilizando a mesma fibra de carbono usada nos eléctricos i3. Os trenós vão também ser desenvolvidos no mesmo túnel de vento em que os especialistas aerodinâmicos da marca apuram as formas dos automóveis e motos do fabricante.

A BMW persegue assim uma maior velocidade máxima nas rectas, à custa de uma menor resistência ao ar. Simultaneamente, pretende uma melhor eficácia nas curvas que, é bom recordar, são “desenhadas” pelo condutor, o atleta que vai sentado à frente, puxando apenas uma barra para a esquerda ou direita, que por sua vez comanda os patins dianteiros. Veja este vídeo para perceber melhor a história e como funcionam os bobsled:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR