O Departamento norte-americano de Alfândega e Proteção das Fronteiras de San Diego encerrou um dos postos mais movimentados da fronteira entre os EUA e o México, o de San Ysidro, este domingo, depois de alguma confusão com centenas de migrantes e requerentes de asilo que tentaram atravessar a fronteira à força.

A decisão foi tomada depois de cerca de 500 pessoas terem tentado atravessar a fronteira. O correspondente da CNN no local, Alfredo Alvarez, confirmou que a multidão é composta por homens e mulheres, mas também muitas crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No meio da confusão, quando alguns dos membros do grupo tentaram saltar a vedação na fronteira, os guardas fronteiriços atiraram gás lacrimogéneo, segundo relata a Associated Press. Na confusão que se seguiu, várias crianças ficaram a tossir e a gritar.

O ministro do Interior mexicano anunciou na noite de domingo que o México irá deportar as cerca de 500 pessoas que tentaram atravessar”violenta e ilegalmente” a fronteira. “Em vez de ajudarem os seus objetivos”, diz o ministro, citado pela BBC, os migrantes contribuíram para um “incidente sério” que viola a lei internacional.

Reforço de agentes por causa da caravana de migrantes

Antes da confusão junto ao posto de San Ysidro, já os Estados Unidos tinham anunciado um reforço de pessoal junto à fronteira. Esta porta de entrada no país, perto de Tijuana, no México, é uma das mais movimentadas de todos os Estados Unidos.

“Devido às manifestações planeadas para ambos os lados da fronteira, enviámos mais agentes para o posto fronteiriço de San Ysidro este domingo”, confirmou o departamento, de acordo com a CNN. “O pessoal extra, que inclui agentes do Departamento, agentes da Guarda Fronteiriça e agentes da Força Aérea e dos Fuzileiros, foi recentemente enviado para a área de San Diego em preparação para a potencial chegada da caravana de Tijuana.”

Em causa está a caravana de migrantes que se tem aproximado da fronteira dos Estados Unidos. Nela seguem milhares de migrantes e requerentes de asilo de vários países da América Central, que pretendem pedir asilo em solo norte-americano. A grande maioria (cerca de cinco mil) estão em Tijuana à espera de poder atravessar.

Este sábado, os Estados Unidos assinaram um acordo com o futuro Governo do México para que os requerentes de asilo possam permanecer no México enquanto aguardam uma decisão das autoridades norte-americanas.

Donald Trump anuncia acordo com México sobre asilo de migrantes