Pedro Sanchéz, o chefe de governo espanhol, afirmou que chegou a acordo com o governo britânico, liderado por Theresa May, quanto ao território de Gibraltar após o Brexit. Sanchéz tinha dito que, com o acordo, queria “resolver de uma vez por todas” a questão de Gibraltar. Agora, May afirma que Sanchéz, ao permitir que o acordo fosse aprovado, “não conseguiu o que queria”, avançou o jornal espanhol ABC.

Juncker e Tusk tranquilizam Sánchez na questão de Gibraltar

O artigo 184 do acordo do Brexit estipula que negociações sobre “relações futuras”, que abrange o caso de Gibralar, vão ser feitas com a União Europeia. Sanchéz afirmou que queria uma frase específica quanto ao território da Península Ibérica sob o domínio britânico, em que o reino espanhol seria responsável por qualquer decisão. O chefe de governo espanhol acabou por aceitar o texto como está, com a garantia da Comissão Europeia que qualquer acordo celebrado entre União Europeia e Reino Unido sobre Gibraltar, após o Brexit, terá de ter o visto prévio espanhol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espanha confirma acordo sobre Gibraltar e vai aprovar Brexit

Segundo May, a questão do território disputado está salvaguarda e que vai continuar a ser do Reino Unido. “Estamos orgulhosos de que Gibraltar seja britânico e a nossa posição sobre a sua soberania não mudou nem vai mudar”, afirmou a política na Câmara dos Comuns. C

As afirmações de May esta segunda-feira, surgem depois de alcançado o acordo do texto final e os países da União Europeia afirmarem que Espanha vai ter a palavra final quanto ao destino do território. Na negociações que decorreram na semana passada em Bruxelas quanto ao acordo do Brexit, o representante do Reino Unido afirmou que o artigo 184 não impunha obrigações à União Europeia e à Espanha quanto a questões de “âmbito territorial”.

O território de Gibraltar foi cedido ao Reino Unido pela Espanha no Tratado de Utrecht, em 1713, depois de os britânicos terem invadido a rocha. Nas últimas décadas Espanha tem reivindicado a soberania do território, uma situação que, por os dois países fazerem parte da União Europeia, não era vista como grande conflito entre os dois países.

Espanha pode mesmo vetar o acordo para o Brexit? Cinco respostas para entender o problema de Gibraltar