A ministra da Cultura já reagiu à polémica levantada com as suas declarações em resposta a uma pergunta de uma jornalista sobre a proposta de deputados do PS para realização de touradas sem sangue e com bandarilhas de velcro. Numa primeira reação, a ministra Graça Fonseca, que tutela a comunicação social, afirmou: “Uma coisa ótima de estar em Guadalajara é que não vejo jornais portugueses”. Agora garantiu, em entrevista ao Diário de Notícias, que a frase não é uma crítica aos jornais nacionais.

Não estava obviamente a criticar a comunicação social, mas a responder a uma pergunta sobre touradas”, referiu.

A ministra da Cultura reiterou que já tinha sido questionada, em Guadalajara — onde se deslocou para a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), em que Portugal foi este ano país convidado –, sobre o assunto. “Queremos chamar a atenção para os livros”, referiu, acrescentando: “Deduzir uma crítica do recurso à ironia e do facto de não dispor ali de jornais em papel é claramente exagerado”.

Ministra da Cultura: “Uma coisa ótima de estar em Guadalajara é que não vejo jornais portugueses”

Graça Fonseca é a terceira ministra da Cultura da legislatura, sucedendo a João Soares e Luís Filipe Castro Mendes. Tomou posse há menos de dois meses, mas esta é já a segunda polémica em que se envolve, depois de há 11 dias ter dito que manter o IVA dos espetáculos tauromáquicos na taxa intermédia (13%) era “uma questão de civilização”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR