A Casa Branca já revelou a decoração para este Natal. Na segunda-feira, Melania Trump publicou um tweet onde mostra um vídeo dos ornamentos natalícios que escolheu este ano.

As árvores de Natal todas em vermelho predominam este ano, quase esmorecendo o prestígio do tão vulgar pinheiro (verde) usado na decoração da maioria das casas nesta época. Parece um verdadeiro jardim vermelho: na sala onde se encontram, dispostas em duas filas e deixando um corredor a separá-las, é como se todas as “árvores”, em forma de cone, estivessem revestidas de cerejas do tamanho de maçãs, sem nenhum outro ornamento.

Já os pinheiros ocupam uma sala inteira e estão envoltos em luzes amarelas e esferas douradas, penduradas nos ramos. Além disso, as esferas parecem vir sempre acompanhadas de laços de veludo azul violeta e de folhas revestidas de tinta dourada, os quais compõem também os adornos nos parapeitos da lareira.

Não tão comum, ainda há bolas de futebol penduradas nos ramos dos pinheiros e uma “coroa de flores” feita de lápis “Be Best”, em honra da campanha de Melania Trump contra o bullying. De acordo com um comunicado da primeira-dama, este ano o tema de Natal é “American Treasures” (“Tesouros Americanos”, em português), o qual diz traduzir-se no “espírito do patriotismo” da Casa Branca, enaltecendo ao mesmo tempo a “herança única” dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas redes sociais, a cor vermelha usada para exprimir o sentido patriótico deste Natal tem sido recebido de diferentes formas. Alguns pensaram que as árvores se pareciam com o vestuário encarnado das handmaids na série “The Handmaid’s Tale”; a outros, fez lembrar o filme “The Shining”, do Stanley Kubrick; por fim, ainda houve aqueles que falaram da história do Dr. Seuss, sobre desflorestação, no filme “The Lorax”.

Segundo o USA Today, desta vez, a comparar com as críticas que surgiram no ano passado face aos ornamentos usados na Casa Branca, a nova decoração da família Trump parece estar a ser melhor recebida, já que faz tornar o ambiente menos “frio” (o ano passado o tema era o gelo e a neve) e mais convidativo por incluir árvores verdes.

Decoração de Natal na Casa Branca no ano passado. Washington DC, novembro de 2017

A Casa Branca espera receber 100 sessões abertas e mais de 30 mil convidados, que irão fazer uma visita em torno das árvores artisticamente enfeitadas, dos modelos arquitetónicos das grandes cidades americanas, da árvore de família “Gold Star” e da Casa de Pão de Gengibre.

Tudo planeado ao pormenor, com direito a plantas que projetam exatamente como Melania Trump queria ver a Casa Branca decorada. Veja os detalhes no vídeo abaixo.

Na fotogaleria, pode ver as decorações dos últimos anos.