Donald Trump terá sugerido a Theresa May que o acordo do Brexit poderá ameaçar as relações comerciais entre EUA e Reino Unido. De acordo com a BBC, o presidente dos Estados Unidos comentou em conferência de imprensa que o acordo alcançado com a UE para a saída do Reino Unido “parece ser ótimo para a União Europeia” e significa que eles poderão “não ser capazes de negociar com os EUA”.

Os responsáveis do número 10 de Downing Street insistiu que “é bastante claro” que o Reino Unido será capaz de assinar acordos comerciais com outros países à volta do mundo. Acrescentou ainda que May está pronta a defender o negócio alcançado num debate televisivo com Jeremy Corbyn, o líder do partido trabalhista.

Em Inglaterra já se fala que o duelo pode vir a realizar-se no próximo dia 9 de dezembro — dois dias antes da votação no Parlamento que aprovará ou reprovará o acordo de Theresa May.

Na mesma conversa com os jornalistas à porta da Casa Branca, Trump disse: “Neste momento, se olharmos para o acordo, [o Reino Unido] pode não ser capaz de negociar connosco. E isso não seria bom. Acho que eles não querem realmente isso.” A posição do presidente dos EUA parece dar a entender que o negócio pode deixa a Grã-Bretanha incapaz de negociar um acordo de comércio livre com os EUA.

David Lidington, membro do Governo de May, disse que os comentários de Trump “não foram inesperados” e as negociações de um acordo comercial com os EUA seriam sempre “desafiantes”. “Os EUA são duros negociadores”, contou à BBC Radio 4. “O Presidente Trump sempre disse de forma direta ‘Eu ponho a América primeiro’. Bem, esperaria que o primeiro-ministro britânico também pusesse os interesses britânicos primeiro.”

Estes comentários surgiram depois de May ter afastado as críticas lançadas pelo Parlamento ao seu acordo para o Brexit, na passada segunda-feira, insistindo que o acordo permitiria ao Reino Unido recuperar o controlo legislativo, financeiro e fronteiriço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR