Não é uma ópera eletrónica. Também não é uma sinfonia tribal e xamânica, a piscar o olho ao jazz (com sopros épicos de trompete que poderiam estar no disco The Epic de Kamasi Washington), à musica ambiental e ao dub jamaicano. Mas é um bocadinho de tudo isso fundido. É o novo disco (o segundo) do coletivo portuense HHY & The Macumbas, que o grupo apresenta esta quinta-feira, 29 de novembro, na discoteca Lux Frágil, em Santa Apolónia, Lisboa.

Liderados por Jonathan Uliel Saldanha, artista multidisciplinar de música e audiovisual, autor de peças e performances sonoras vanguardistas já apresentadas em salas como a Culturgest, o Teatro Municipal Rivoli, o Museu de Serralves e os festivais Sónar e Primavera Sound, os HHY & The Macumbas lançaram este segundo álbum Beheaded Totem há dois meses.

Em entrevista recente à revista britânica de música e cultura popular The Quietus, o líder da banda portuense explicava que o conjunto de músicos que a integram vêm “do metal, do hip hop” e de outros géneros musicais, adicionando novas nuances à música que imagina. Revelava, também, uma inspiração pela tradição de bandas de marchas e pelo “efeito militar dramático” do “som elevado” destas formações, habitualmente ouvidas em desfiles militares ou festivos. E identificava a instituição portuense Sonoscopia, “um par de coletivos do Porto”, festivais de nicho como o Out.Fest e o Milhões de Festa e a editora de música eletrónica luso-africana Príncipe Discos como promotores de alguma da melhor música que se ouve em Portugal.

O concerto insere-se num novo ciclo de programação da discoteca Lux Frágil em parceria com a Red Bull, chamado Red Bull presents Locals Only. É a segunda apresentação ao vivo do disco, depois de uma atuação da banda no palco Understage do Teatro Rivoli, do Porto, dia 16 deste mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ciclo, que tem como principal intuito apresentar “artistas locais” (de nascimento ou “honorários”), arrancou em outubro, com uma apresentação da nova editora discográfica nacional de música eletrónica Percebes (de Early Jacker, 2Jack4u e a dupla Gatupretu) e um concerto dos Pop Dell’Arte, além de atuações, no bar do piso superior, de DJs e produtores musicais portugueses.

A segunda sessão do Red Bull presents Locals Only acontece esta quinta-feira, com concerto dos HHY & The Macumbas, atuação do duo portuense Ohxalá, DJ sets em dupla de Pedro Tenreiro com João Tenreiro e de Nick Craddock com Joe Delon (que nos últimos quatro anos trocaram o Reino Unido por Lisboa) e apresentação do coletivo português Extended Records, formado em 2011.

A terceira e última sessão acontece a 27 de dezembro, desconhecendo-se ainda o cartaz da noite de encerramento deste ciclo de eventos, que tenta combater ou pelo menos complementar a internacionalização recente de Lisboa, enquanto destino turístico e ponto de passagem de músicos internacionais.