A Assembleia da República moçambicana aprovou esta quinta-feira o seu orçamento para 2019, avaliado em 1,4 mil milhões de meticais (20,3 milhões de euros), menos 100 milhões de meticais (1,4 milhão de euros) que a despesa deste ano.

O orçamento da AR para 2019, aprovado por consenso, prevê despesas no valor de cerca de 169 milhões de meticais (2,4 milhões de euros) para salários e remunerações.

A maior fatia do orçamento da AR para o próximo ano vai para a rubrica “outras despesas com o pessoal”, que vai receber 767 milhões de meticais (10,9 milhões de euros), enquanto para “os bens e serviços” serão alocados 218 milhões de meticais.

Para a rubrica de investimentos, a conta prevê a canalização de 40,4 milhões de meticais (572 mil euros).

O vice-presidente da AR, José Amélia, disse que o orçamento esta quinta-feira aprovado visa assegurar uma ligação mais próxima entre os deputados e os seus círculos eleitorais e a modernização do parlamento.

“Com este orçamento, pretendemos reforçar a ligação entre os deputados e os seus círculos eleitorais e a modernização do parlamento, através da intensificação do uso das tecnologias de informação e comunicação”, declarou José Amélia.

O orçamento da AR para 2019 foi aprovado por consenso pelas bancadas da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR