Vinte meses depois de ter apresentado o Pop.Up Next, projecto que visa colocar no ar táxis voadores, mas sem taxistas, eis que a Audi foi à Holanda demonstrar que continua a trabalhar nesta que considera ser a solução de mobilidade do futuro, nos grandes centros urbanos. A marca alemã marcou presença na Drone Week, que decorreu em Amesterdão, com um modelo à escala 1:4, e o teste não podia ter corrido melhor, dando provas de que, efectivamente, a tecnologia funciona.

O Pop.Up Next fez aquilo que era suposto fazer: o drone descolou com o veículo autónomo acoplado e, depois de aterrar, a carro desconectou-se e seguiu vigem, sozinho, rumo ao seu destino. É certo que ainda estamos perante um protótipo, para mais quatro vezes menor do que será o conjunto na realidade (com tudo o que isso implica, em termos de peso), mas não deixa de ser promissor ver como o Audi foi pelos ares e, uma vez em terra, prescindiu da intervenção humana para ir do ponto A ao ponto B. Ver o conceito em acção constitui, sem dúvida, um sinal de que esta tecnologia vai mesmo avançar.

Recorde-se que a ideia por detrás desta parceria, que junta a Audi à Airbus e à Italdesign, passa por vir a fornecer um serviço de táxis autónomos que, inclusivamente, já recebeu luz verde das autoridades alemãs para descolar.

Audi e Airbus querem colocar táxis no ar. Baixinho

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar do êxito da demonstração, os parceiros deste projecto já não se comprometem com uma data para a sua produção em série. Chegou a falar-se de que estes táxis voadores seriam uma realidade no horizonte de uma década, mas agora nenhuma das empresas envolvidas se chega à frente com uma estimativa.

Resta aguardar pelo surgimento do protótipo em tamanho real, que naturalmente será o próximo passo no desenvolvimento desta solução inovadora para transportar, no máximo, duas pessoas.