Numa cidade repleta de atracções turísticas, como é Praga, quem diria que a Skoda escolheria um muro todo coberto de grafitti, para mostrar o novo Scala na íntegra? Mas foi exactamente isso que aconteceu, com a marca checa aproveitar o colorido (e muito apreciado pelos turistas) Muro de John Lennon para camuflar o compacto que deverá ser apresentado já na próxima quinta-feira, dia 6 de Dezembro, na cidade de Telavive, em Israel.

O Scala será um dos lançamentos mais importantes do construtor checo no próximo ano, destinando-se a preencher o lugar até agora ocupado pelo Spaceback. Mas se este compacto terá de rivalizar directamente com outros concorrentes da casa, como o Volkswagen Golf ou o Seat Leon, a verdade é que vai ser montado na plataforma que já serve os mais pequenos Ibiza e Polo. Pensar-se-ia, portanto, que parte em desvantagem… Nada disso! O CEO da Skoda tratou de deixar bem claro que não vamos estar perante ‘o parente pobre’ da família (Grupo Volkswagen):

Com o novo Skoda Scala estamos a abrir um novo capítulo na categoria dos modelos compactos da marca. Trata-se de um modelo com um desenvolvimento completamente novo, que define novos padrões em termos de tecnologia, segurança e design”, assegura Bernhard Maier.

Com uma denominação que provém de uma língua morta, o latim, o Scala quer dar uma nova vida ao segmento B, daí assumir um nome que significa “escada” ou “escala”. Designação essa que, pela primeira vez, vai passar a ser exibida na parte central do portão da bagageira, em vez do logótipo que habitualmente aí era colocado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas há mais promessas para este novo modelo, com a marca a antecipar que o compacto vai materializar a linguagem de design exterior e interior já desvendada com o concept Vision RS, no Salão de Paris.

20 fotos

À ousadia estilística a Skoda aliará uma oferta particularmente competitiva em termos de equipamento, a fazer fé na promessa de o novo Scala “oferecer elementos inovadores que até agora são apenas encontrados na categoria superior”.

5 fotos

O interior, como pode ver acima, já foi oficialmente desvendado. Resta agora esperar que o novo Scala se liberte das tintas que o camuflam, para vermos se a Skoda está ou não a carregar… na tinta.