O primeiro-ministro, António Costa, informou este sábado que a “comunidade portuguesa está bem”, no âmbito das manifestações dos ‘coletes amarelos’ em França que, em alguns casos, resultaram em desacatos.

“A indicação que temos é que a comunidade portuguesa está bem. Não há qualquer problema com a comunidade portuguesa”, garantiu o governante aos jornalistas, à margem da tomada de posse do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na Cidade do México, acrescentando o “acompanhamento próximo” da situação por parte da embaixada, consulado e “rede do Ministério dos Negócios Estrangeiros”. Para o chefe de Governo, “não se deve dramatizar o que são as manifestações normais nos países democráticos”.

E são particularmente normais em países como a França, onde há cerca de 50 anos não me lembro de alguma reforma que não tenha sido acompanhada de movimentos de grandes manifestações”, acrescentou Costa aos jornalistas portugueses.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu este sábado que “nunca aceitará a violência”, numa referência aos desacatos, à margem das manifestações, em Paris, dos ‘coletes amarelos’, que exigem mudanças nas políticas do país. Segundo Macron, os protestos deste sábado causaram dezenas de feridos e levaram à detenção de pelo menos 224 pessoas e que “nada tem a ver com a expressão pacífica de uma raiva legítima”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Macron sobre atos de violência: “Eles não querem mudanças, querem o caos”

O primeiro-ministro, Edouard Philippe, decidiu anular a sua viagem à Polónia para a cimeira sobre o clima COP 24, devido aos desacatos violentos. Já o ministro francês do Interior, Christophe Castaner, denunciou uma “estratégia de profissionais da desordem, de profissionais do caso”, em declarações à TF1. Segundo as autoridades locais, cerca de 75 mil manifestantes saíram à rua em França, ao início da tarde, números inferiores aos dois últimos dias.