786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Conceição festejou no relvado e foi expulso. FC Porto queixa-se de perseguição, Benfica fala em pressões

Este artigo tem mais de 5 anos

Sérgio Conceição saiu disparado após o golo de Hernâni, Idris não gostou, houve trocas de palavras e o técnico acabou expulso. FC Porto queixa-se de "perseguição", Benfica critica as "pressões".

Sérgio Conceição já tinha manifestado o desagrado pelas constantes interrupções no decorrer da primeira parte
i

Sérgio Conceição já tinha manifestado o desagrado pelas constantes interrupções no decorrer da primeira parte

LUSA

Sérgio Conceição já tinha manifestado o desagrado pelas constantes interrupções no decorrer da primeira parte

LUSA

Não foi a primeira vez que Sérgio Conceição foi expulso mas esta acabou por ter uma espécie de prémio de conforto: depois de ter entrado em campo a festejar o golo de Hernâni no quinto minuto de descontos, o treinador terá exagerado ou dito algo durante as celebrações e acabou por ser confrontado por Idris. De repente, também Casillas já estava metido no meio, a trocar palavras mais azedas com o médio axadrezado. Final da confusão? Amarelo para os dois jogadores, ordem de saída para o técnico. Que, ainda assim, se mostrou mais revoltado nesse momento, gritando algumas palavras para o banco do Boavista, já depois de ter sido visível a forma como criticou a falta de tempo útil de jogo durante a primeira parte.

No reino do “isto não é nada”, houve uma estrela quando foram com tudo (a crónica do Boavista-FC Porto)

O treinador do FC Porto foi substituído pelo adjunto Vítor Bruno na zona de flash interview e também não quis marcar presença na conferência de imprensa depois do encontro, não podendo assim explicar as razões que terão levado à sua expulsão num encontro onde, ainda no decorrer da primeira parte, Luís Gonçalves, diretor do futebol azul e branco, tinha recebido ordem de saída após exagerar nos protestos perante uma série de faltas dos axadrezados numa zona próxima do banco dos dragões. Algo que será esclarecido, no máximo, com o relatório do árbitro, Hugo Miguel. Pedro Amorim, do departamento de comunicação do clube, falou em “perseguição ao treinador, expulso apenas por festejar um golo”. Francisco J. Marques recordou no Twitter que tinha sido o mesmo assistente que estivera envolvido na expulsão do técnico na última Supertaça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quero deixar uma palavra ao nosso treinador. Normalmente quer ganhar, foi muito efusivo nos seus festejos, mas não acredito que tenha faltado ao respeito a quem o árbitro entendeu que tinha faltado ao respeito. Está connosco e quer ganhar connosco”, comentou Hernâni, o autor do golo decisivo, após receber o prémio de Homem do Jogo. O técnico já tinha antes sido expulso com Desp. Chaves (Liga), Portimonense (Taça de Portugal) e Desp. Aves (Supertaça).

Pouco depois do triunfo dos azuis e brancos, em declarações ao jornal A Bola, Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, deixou críticas ao que se passou no Bessa. “Infelizmente assistimos a mais uma vitória suja nesta Liga sem verdade desportiva. Em poucas jornadas, mais uma vez assistimos hoje a uma decisão escandalosa e incompreensível, ao não ser marcado um penálti que toda a gente viu a favor do Boavista. Desta vez o VAR também avariou? Aquilo a que se assistiu hoje foi um espetáculo degradante de constantes insultos, ameaças e pressões sobre tudo e todos, que infelizmente parece dar resultado. Faz lembrar um regresso a um passado de triste memória”, referiu.

Confusão à parte, e no terceiro encontro na era Sérgio Conceição decidido nos descontos (antes tinha sido assim no clássico do ano passado na Luz e no encontro no Jamor frente ao Belenenses, na segunda ronda da presente época), o FC Porto conseguiu somar a décima vitória consecutiva, feito que alcançou apenas pela sexta vez este século. 

Em paralelo, foi a terceira partida consecutiva em que um suplente entrou e conseguiu resolver, depois dos exemplos de Otávio na Madeira frente ao Marítimo (2-0, um golo e uma assistência) e na receção ao Sp. Braga (1-0, uma assistência). “Aqui não há primeiro nem segundo plano. Há um plano só. Basta ver o exemplo do Tiquinho [Soares] que tem feito golos atrás de golos e que na semana passada foi decisivo. Hoje teve uma aceitação fabulosa, ficou no banco e está no lance do golo. Trabalha para a equipa de forma fantástica. Todos têm uma capacidade de trabalho, entrega e aceitação da ideia passada e o resultado vê-se em jogos como este. Depois da intensidade de um jogo da Liga dos Campeões, esta é a resposta dos grandes campeões”, comentou o aniversariante Vítor Bruno na zona de entrevistas rápidas.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora