Para passear, com a família ou sozinho, a Nissan desenvolveu o Leaf, com um motor eléctrico de 150 cv, alimentado por uma bateria com 40 kWh, capaz de assegurar 270 km de autonomia já segundo o método WLTP. Porém, existe um outro Leaf que não faz qualquer concessão à família ou ao conforto, visando apenas ser o mais rápido. É o Leaf Nismo RC, um veículo de competição com óbvias semelhanças com o Leaf que todos conhecemos, mas substancialmente mais largo e mais baixo, além de mais potente.

4 fotos

A estreia teve lugar hoje, 2 de Dezembro, durante o encontro anual do departamento de competição da Nissan, o Nismo Festival, que tem lugar no circuito de Monte Fuji. O novo Leaf Nismo RC destina-se a substituir a geração anterior do eléctrico de competição, apresentado em 2011, sendo que o novo é consideravelmente mais possante e rápido. Se o antigo estava equipado com um motor eléctrico de 109 cv montado atrás e apenas tracção traseira, a nova geração recorre a dois motores de 163 cv, um em cada eixo, o que lhe garante as vantagens da tracção integral.

5 fotos

Fruto da maior potência, o Leaf Nismo RC é agora capaz de atingir 100 km/h em apenas 3,4 segundos, em vez dos anteriores 6,85 para o que certamente também contribui o facto de pesar apenas 1.220 kg.

A Nissan não revelou a capacidade da bateria montada nesta versão de competição, sendo provável que se trate do novo acumulador de 60 kWh, pack que em breve será também montado no Leaf de série, numa versão denominada e-Plus, uma alternativa com maior capacidade face à actual de 40 kWh.