A ideia de desenhar uma ilustração de homenagem ao ex-presidente norte-americano George H. W. Bush surgiu a primeira vez quando a antiga primeira dama Barbara faleceu em abril deste ano. Mas a imagem só se concretizou no momento em que acordou com a notícia da morte do patriarca da família Bush, com 94 anos, na última sexta-feira à noite. Marshall Ramsey foi acordada pela sua mulher com a confirmação de que o antigo chefe de Estado morrera e foi então que o ilustrador passou das intenções, literalmente, ao papel.

O cartoon — que ilustra o reencontro de George Bush com a mulher Barbara e a filha Robin que ambos perderem quando tinha três anos de idade — foi concluído em dois tempos. “Desenhei-o o mais rápido que podia e depois partilhei-o nas redes sociais”, conta Ramsey. Com a imagem a ilustrar o céu, apenas uma mensagem: “Esperámos por ti”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Parece que desenhei muitas ilustrações para obituários este ano, 2018 foi muito cruel”, contou ao Washington Post. “mas como o último que fiz [na morte de Barbara Bush] foi tão bem recebido pela família Bush e por todos os pais que perderam filhos, quis garantir que este saía bem”.

Pauline Robinson “Robin” Bush, que aparece nas duas ilustrações de Ramsey, era a filha do casal Bush que morreu na sequência de uma leucemia em 1953. O seu desaparecimento foi sempre reconhecido como o maior desgosto de George e Barbara. É, por isso, uma das personagens que surge nos dois cartoons de memorial.

Em abril de 2018, quando Barbara Bush morreu, Ramsey desenhou uma ilustração de homenagem à antiga primeira-dama norte-americana.

Nesta última ilustração, George H.W. Bush — que foi piloto da Força Aérea e o 41.º presidente dos EUA — junta-se à sua mulher e filha depois de uma última viagem a pilotar um TBM Avenger, que foi o seu avião durante a II Guerra Mundial — até às portas do céu. O cartoon tornou-se rapidamente viral nas redes sociais.

Para o cartoonista, este trabalho marca o fim de uma espécie de missão a retratar o clã. Ele próprio refere isso numa “nota pessoal” partilhada no Twitter, ao recordar que George Bush foi o primeiro presidente que ele retratou na sua carreira, iniciada em 1988.