A UEFA decidiu introduzir o sistema de vídeo-árbitro na Liga dos Campeões já a partir dos oitavos de final da presente edição da competição. De acordo com o El País, a decisão foi tomada esta segunda-feira na reunião do Comité Executivo do organismo que regula o futebol da nível europeu, que decorreu em Dublin. O VAR vai ainda ser introduzido na final da Liga Europa desta época e no Campeonato da Europa sub-21 do próximo ano.

De recordar que a introdução do VAR na Liga dos Campeões estava prevista para a próxima temporada, 2019/2020, enquanto que a chegada do sistema de vídeo-árbitro à Liga Europa estava programada para daqui a dois anos, em 2020/21. Em setembro, quando a UEFA anunciou a decisão de introduzir o VAR nas competições europeias – incluindo o Campeonato da Europa de 2020 e a final four da Liga das Nações de 2021 -, ficou a saber-se que o sistema iria funcionar logo a partir dos playoffs da Liga dos Campeões, em agosto de 2019, assim como na Supertaça Europeia, que deve acontecer no mesmo mês. Já em relação à Liga Europa, o VAR só entraria em ação na fase de grupos.

As primeiras notícias que davam conta de que a UEFA estaria a ponderar introduzir o VAR na Liga dos Campeões já esta temporada começaram a surgir há cerca de um mês. Na altura, a BBC Sport avançava que o organismo liderado por Aleksander Čeferin tinha vindo a discutir esta possibilidade durante várias semanas, motivado pelo receio de erros em jogos decisivos e pelo balanço positivo feito após o Mundial da Rússia. A possibilidade ganhava uma força extra depois do Manchester City-Shakhtar Donetsk da quarta jornada da fase de grupos da Champions, onde o húngaro Viktor Kassai assinalou uma grande penalidade depois de Raheem Sterling ter tropeçado no relvado sem qualquer toque do defesa ucraniano.

UEFA está a estudar a possibilidade de introduzir VAR na Champions ainda esta temporada

Segundo o El País, a decisão de antecipar a introdução do VAR nas competições europeias foi muito influenciada pela pressão efetuada pelos grandes clubes europeus, representados pela European Club Association (ECA), cujo líder é Andrea Agnelli, presidente da Juventus. Em setembro, depois de uma reunião da ECA, o italiano afirmou que existia “uma grande vontade por parte dos clubes de utilizar o VAR nas competições da UEFA assim que possível”: a declaração de Agnelli surgiu pouco depois da divulgação do relatório de análise ao VAR no Mundial da Rússia, que concluiu que a percentagem de decisões corretas aumentou exponencialmente.

Os árbitros credenciados pela UEFA têm cumprido vários workshops e sessões de treino para melhor se habituarem ao sistema VAR – em Madrid, Amesterdão e Istambul – e o organismo acredita que já existe um número suficiente de árbitros treinados e preparados para assegurar os jogos a eliminar da edição da Liga dos Campeões que está atualmente a decorrer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR