Chama-se Sully, tem dois anos e é um labrador. Era o cão que ajudava o antigo presidente dos EUA George H. W. Bush que morreu na sexta-feira, aos 94 anos. O labrador era considerado um companheiro inseparável do 41.º presidente dos EUA, desde que que a mulher, Barbara Bush, morreu.

Tornou-se viral uma foto que está a ser difundida nas redes sociais, com uma fotografia de Sully, que se encontra deitado no chão junto do caixão de Bush, que está coberto por uma bandeira americana. Jim McGrath, o porta-voz da família, partilhou a imagem no Twitter, que está agora a comover as pessoas um pouco por toda a parte. Na descrição, McGrath escreve apenas “Missão cumprida #Remembering41”.

De acordo com a CNN, Sully estava especialmente treinado para acompanhar o ex-presidente; até para lhe atender o telefone ou ir buscar objetos de que o presidente precisava. Contudo, agora é tempo de o labrador voltar ao “serviço”, em nome da associação de caridade America’s VetDogs, de modo a dar apoio a outros veteranos de guerra. Sully vai, assim, seguir para o hospital militar Walter Reed National Military Medical Center para ser entregue a outra família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

George W. Bush, filho do 41.º presidente dos Estados Unidos e também ex-presidente, acabou por partilhar a fotografia de Jim McGrath, escrevendo no Instagram:

Por muito que vamos sentir a falta dele, ficamos felizes por saber que ele vai levar a mesma alegria que trouxe ao 41.º [presidente] para a sua nova casa.”

Os cães de assistência são treinados para ajudar veteranos de guerra com deficiências ou outro tipo de incapacidades, como a cegueira, o stress pós-traumático e a perda auditiva, e também para ajudá-los a realizar tarefas que antigamente os seus donos executavam diariamente.

Sully vai viajar ao lado do caixão do antigo presidente rumo a Washington. O seu nome foi escolhido em homenagem ao piloto de aviões Chesley B., “Sully Sullenberger III”, que se tornou conhecido por amarar um avião no rio Hudson, em 2009, salvando todos os passageiros a bordo. No total, eram 155 pessoas.

“Esperámos por ti.” O cartoon em memória de George Bush