Fabricantes como a Jaguar, que anunciou pretender produzir apenas 15.000 unidades por ano do eléctrico I-Pace, ou a Porsche, que fez pouco melhor com o Taycan (20.000 unidades), podem estar a produzir veículos eléctricos, mas não estão propriamente a torná-los acessíveis ou um sucesso, se os limitarem a produções muito mais baixas do que mercado exige. E basta lembrar que a Tesla fabrica mais de 50.000 unidades do Model S e outras tantas do Model X, além de pretender atingir 500.000 Model 3/ano em 2019.

A Porsche prepara-se para lançar o Taycan no final do próximo ano, mas sempre nos pareceu que as 20.000 unidades que pretendia construir por ano eram demasiado acanhadas para o potencial do eléctrico alemão. Agora, o CEO da marca, Oliver Blume, afirmou à WirtschaftsWoche que afinal, a mais de um ano do modelo ver a luz do dia, a marca vai “aumentar a capacidade de produção, dada a receptividade de que o Taycan tem sido alvo”.

Se de início tudo indicava não que iríamos ver mais do que 20.000 berlinas eléctricas saírem da linha de montagem, ficámos na dúvida até que ponto o crescimento não será conseguido à custa do SUV Cross Turismo, cuja entrada em produção foi já anunciada pela Porsche, ainda que para 2022. Poderá ser à conta destes dois modelos eléctricos, ambos com a mesma base, que a Porsche espera atingir o anunciado incremento da produção, pois Blume ainda não especificou qual o ritmo anual de produção estimado para o Cross Turismo.

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