Em cima da mesa não encontrámos peru, rabanadas ou qualquer vestígio dos tradicionais fritos natalícios. Iara Rodrigues está longe de ser uma nutricionista de ideias radicais. A ementa deste brunch de Natal é mais uma alternativa às centenas de jantares corporativos que, nesta altura do ano, tomam conta das agendas de meio mundo. A consoada que se mantenha fiel à tradição, que a Iara Kitchen abriu portas para promover uma alimentação mais saudável nos restantes 364 dias do ano. “Festas são festas e aí sou uma tradicionalista. Além disso, os extremismos não valem de nada, se depois perdemos o devaneio, o lado social, o copo de vinho”, explica Iara ao Observador.

No novo espaço — uma cozinha equipada (e decorada) a rigor — há uma daquelas mesas à prova de famílias numerosas. Entre workshops, demonstrações (ou show cookings, se preferir) ou o simples aluguer do espaço para reunir amigos e colegas, muitos dos eventos vão acabar precisamente ali, à mesa. Há dois anos, Iara Rodrigues abriu a sua própria clínica de nutrição e bem-estar, em Paço de Arcos. Juntar-lhe um espaço para pôr em prática os conselhos e dicas dados dentro do gabinete era um sonho antigo. A nutricionista acredita que ir para a cozinha e pôr as mãos na massa faz toda a diferença na hora de optar por um estilo de vida mais saudável. Além de dar alternativas a hábitos alimentares menos saudáveis que mantemos diariamente, Iara introduz os seus clientes a novos ingredientes. A mesa de boas-vindas, no dia da inauguração, é o melhor exemplo.

Depois de abrir a sua própria clínica de nutrição, há dois anos, e de ter publicado três livros, Iara Rodrigues abre a Iara Kistchen © Rui Valido

“Uma alimentação saudável não é sinónimo de comida sem sabor”, explica a nutricionista. Ovos escalfados, queijo, fiambre de peru, salmão fumado e panquecas de manteiga de amendoim são a base da refeição. O húmus e o guacamole juntam-se na categoria de aperitivos, a fruta acompanha tudo e em qualquer momento da refeição. O pão é biológico, com cereais como espelta, aveia e cânhamo, e veio diretamente do restaurante Pachamama, em Lisboa. A granola é caseira, acompanhada por iogurte grego. Numa bandeja, as bolachas e bolos energéticos são o snack que fecha a refeição, com tâmaras, cacau, coco, spirulina e mais manteiga de amendoim entre os ingredientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os tradicionais jantares de Natal das empresas podem ser um brunch, uma oportunidade também de substituir as mesas carregadas de fritos e doces por opções mais saudáveis”, explica Iara Rodrigues. O mesmo se pode aplicar ao almoço do dia 25 de dezembro, uma refeição de excessos quando muito pouco apetite sobreviveu à noite anterior. Uma refeição mais leve pode resolver o problema e ainda combater o desperdício de comida.

Nutricionista há dez anos, Iara rejeita o conceito de dieta. Formou-se no Porto e trabalhou no serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria. Mais do que passar receitas, quis perceber ao fundo a relação dos seus pacientes com a comida. “Quando abri o meu consultório, trouxe a minha experiência de falar e de ouvir e o meu gosto em estar à mesa para a área da nutrição. Por isso é que trabalho com as pessoas ao nível do comportamento. Quero que as pessoas tomem uma atitude e vou dar-lhes trabalho. Nisso, não posso competir com as dietas de efeito rápido”, afirma.

Sem querer substituir as especialidades da mesa de Natal, a Iara Kitchen sugere receitas saudáveis que podem ser adicionadas a ementa da quadra © Rui Valido

Depois do brunch de Natal, os workshops também vão chegar às crianças. “Elas têm de provar e de manusear os alimentos para se convencerem. Além disso, as crianças introduzem hábitos em casa e nós também queremos ensinar os pais a usar novos ingredientes”, conta. O leque de temas é extenso e as sessões vão ser marcadas sempre às sextas-feiras, no final do dia, e aos sábados. Três horas de workshop, que poderá não ser dado por Iara no caso de temas mais específicos como cozinha macrobiótica ou vegan, varia entre os 65 e os 90 euros por pessoa. Já o aluguer do poderá ir dos 400 ao 1000 euros, consoante o serviço e o tempo pretendido.

Além das consultas e da nova cozinha, Iara também vai às compras com os seus pacientes. O serviço de personal shopper consiste em levá-los para o supermercado e em ensiná-los a escolher melhor os alimentos que levam para casa — aula pode ir da escolha do peixe mais fresco à decisão de privilegiar os produtos da época, diminuindo o número de químicos ingeridos nos alimentos. Saber ler os rótulos é igualmente essencial. Para Iara Rodrigues, é aí que começa uma verdadeira alimentação saudável.

Nome: Iara Kitchen
Morada: Rua Manuel Inácio, 7 A/B, Paço de Arcos
Telefone: 21 011 6410
Horário: Workshops acontecem às sextas-feiras e sábados